quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Microsoft, CES 2024, deepfakes na internet e Amazon

A Comissão Europeia anunciou ontem que vai investigar os investimentos da Microsoft na OpenAI, criadora do ChatGPT, por possível violação das normas europeias de concorrência. Em comunicado, a comissão informou que está examinando se o investimento “pode estar sujeito a revisão de acordo com o Regulamento de Fusões da União Europeia". Além disso, as autoridades vão analisar outros acordos envolvendo o mercado digital e desenvolvedores e fornecedores de inteligência artificial. A Microsoft já investiu bilhões na empresa de IA generativa e integrou as tecnologias da OpenAI em seus produtos, como o Office e o Bing. Segundo estimativas do mercado, a dona do Windows já investiu mais de US$ 13 bilhões na OpenAI. (CNBC)

Na CES 2024, a Intel se juntou a Dell, HP, Lenovo e Microsoft para revelar computadores pessoais com inteligência artificial integrada. Os executivos apresentaram notebooks equipados com o processador Intel Core Ultra em uma coletiva da Intel. A chegada desses PCs marca o início de um “superciclo” de atualizações, previsto para começar no segundo semestre deste ano. Os computadores apresentam recursos como IA generativa para produção de mídia, tradução em tempo real de linguagem de sinais e fala. Os PCs com Windows terão o botão Copilot, mudança mais significativa no teclado do sistema em 30 anos. (Valor)

Taylor Swift pode ter uma vasta coleção de panelas Le Creuset, mas não está promovendo a marca em anúncios nas redes sociais. A “Miss Americana” é mais recente vítima de deepfake, aparecendo em anúncios falsos com “os melhores preços de 2023, até 100% off”. O golpe usa IA para replicar movimentos faciais e a voz da cantora, simulando uma chamada aos fãs para distribuição gratuita de conjuntos Le Creuset. Ao clicar, usuários pagavam US$ 9,96 pela “entrega”, resultando em cobranças mensais e sem o produto. A marca negou envolvimento e aconselhou que se verifique a autenticidade antes de clicar. Legisladores americanos propuseram recentemente leis para minimizar esse tipo de dano. (New York Times)

Amazon vai demitir centenas de funcionários no Prime Video, MGM e Twitch. Cortes acontecerão para manter foco em áreas que geram mais retorno, disse um executivo das empresas.

Fonte: Canal do Meio e Valor Investe (10/01/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".