sexta-feira, 1 de agosto de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias do TikTok, Meta e Google

O TikTok anunciou nesta quarta-feira o lançamento de uma série de novos recursos, incluindo maior controle parental e o Footnotes, seu sistema de verificação de fatos. Os pais agora podem bloquear perfis específicos para a conta de seus filhos adolescentes. Os bloqueados não vão poder interagir com o adolescente, que por sua vez não verá o conteúdo daquela conta em seu feed. Os responsáveis também serão notificados automaticamente quando os jovens publicarem um vídeo, história ou foto pública. Os pais também ganharam mais visibilidade sobre as configurações de privacidade selecionadas por seus filhos na plataforma. (TechCrunch)

A autoridade antitruste da Itália iniciou uma investigação para verificar se a Meta abusou de sua posição dominante ao instalar sua ferramenta de inteligência artificial no WhatsApp. O órgão de fiscalização disse que a big tech pode ter violado as regras de concorrência da União Europeia ao integrar seu assistente Meta AI no aplicativo sem o consentimento do usuário. O regulador disse que a inclusão poderia direcionar injustamente as pessoas para os serviços de IA da Meta, potencialmente prejudicando os concorrentes e prendendo os usuários à plataforma. A companhia afirma estar cooperando com a autoridade e que seu serviço de IA beneficia os clientes. (Reuters)

O Google disse que assinará as diretrizes da União Europeia sobre inteligência artificial, após a Meta rejeitar o acordo devido a preocupações com inovação. Em seu blog, o Google disse que planeja assinar o código na esperança de que ele promova o acesso dos cidadãos europeus a novas ferramentas avançadas de IA. Segundo a companhia, a adoção da IA poderia impulsionar a economia europeia em € 1,4 trilhão anualmente até 2034. O documento, que pode ser assinado voluntariamente, propõe diretrizes que definem como atender aos requisitos da Lei de IA da União Europeia no que diz respeito à transparência, segurança e proteção. (CNBC)

Fonte: Meio (31/07/2025) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".