quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Fundos de Pensão: Previc publica relatório sobre investimentos ESG (ASG em português) das EFPCs



A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou o relatório "ASG - Panorama de utilização dos fatores ASG na análise de riscos de investimento em EFPC", com o resultado de pesquisa feita junto à Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

Segundo o relatório, “os aspectos ASG representam um conjunto de valores e critérios éticos que uma companhia ou entidade desenvolve com o objetivo melhorar o seu relacionamento com o ambiente e com a sociedade”.

Ainda de acordo com o relatório, “no Brasil, assim como no mundo, a integração desses aspectos no dia a dia das empresas e investidores vem ocorrendo de forma gradativa. Os países se encontram em estágios diferentes, mas independentemente do status de cada região, tem-se a percepção de que a crise sanitária provocada pelo Coronavírus (Covid-19) possa ter acelerado o processo de integração ASG”. Para acessar o relatório clique aqui.

Fonte: Invest. Institucional (24/08/2021)

Nota da Redação: O Relatório da Previc, alimentado por dados fornecidos pelas próprias entidades, só quantifica e não permite identificar quais EFPCs estão realmente investindo em empresas e fundos compromissados com aspectos Ambiental, Social e de Governança (ASG), pois este certamente já é um parâmetro que prevalece no retorno positivo de investimentos nos dias de hoje. 

Não se deve considerar apenas o aspecto de investimento dessas entidades, mas também as atitudes do dia a dia dessas gestoras de fundos de pensão com relação a proteção do Ambiente, ao Social (relacionamento e consideração com empregados e associados e entre eles) e nas atitudes relativas a Governança e transparência dessas entidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".