sexta-feira, 20 de agosto de 2021

TIC: Afinal, já existe a quinta geração de telefonia no Brasil? Entenda o que é o 5G DSS



Tecnologia 5G DSS é mais veloz que 4G, mas está longe do que se espera para esse tipo de acesso. Governo promete leilão do 5G para outubro

O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou, nesta quarta-feira, a aprovação do edital para o leilão do 5G, após um pedido de vista do ministro Aroldo Cedraz. Apesar do adiamento, já há maioria para aprovação do edital e o governo promete fazer o leilão em outubro. Mas, afinal, existe 5G no Brasil? E o que é o 5G DSS?

O 5G DSS é uma  tecnologia lançada pelas empresas de telefonia no Brasil para oferecer uma suposta velocidade 5G. Há quem compare essa solução aos filtros que davam cor às imagens preto e branco dos televisores nos anos 1970 e até quem diga que o DSS  é um  "4G fingindo ser um 5G".

O DSS é uma combinação de  frequências usadas para prover o 4G quer permite oferecer velocidades maiores a celulares desenvolvidos para tecnologia 5G, na verdade, um 5G DSS.

Frequência

Há celulares compatíveis com o 5G à venda no Brasil. Mas, como a faixa de frequência não está disponível, os aparelhos usam o protocolo 5G DSS nas faixas do 4G.

Protocolo

O 5G DSS é baseado em um protocolo de comunicação definido pelo consórcio que é referência mundial no setor, o 3GPP. O grupo é responsável pela padronização de tecnologias móveis e emite as diferentes versões de redes.

-A criação do DSS visa apenas a servir como um caminho de transição entre o 4G e o 5G. Assim, a velocidade é maior que o 4G e atende a uma necessidade do cliente que quer mais velocidade.

Mas por não ser o 5G puro, o DSS não tem uma série de funções possíveis que são possíveis com o 5G, como carro conectado e indústria altamente conectada - explica Andre Gildin, analista da RKKG Consultoria.

Velocidades

Apesar dessa chancela do consórcio internacional, o 5G DSS, na prática, proporciona velocidade de conexão mais parecida com à do atual 4G do que com as verificadas no 5G “verdadeiro”, já existente em outros países e cuja frequência só estará disponível aqui após o leilão do governo.

Diferença de escala

Segundo especialistas, o DSS 5G permite em média velocidades de 200 Megabits por segundo (Mbps). Em testes controlados, essa velocidade pode chegar a 800 Mbps. A velocidade 4G tem média de 13 Mbps e pode chegar, em alguns casos, a 80 Mbps. Quando estiver disponível no Brasil, o 5G vai permitir velocidades a parti de 1 Gigabit por segundo (Gbps). Um Gigabit equivale a mil Megabits.

Parece, mas ainda não é

Segundo Sergio Quiroga, especialista do setor e sócio da Cava Consultoria, o DSS é um "4G fingindo ser 5G". Uma analogia muito usada pelos técnicos da área é com a antiga TV em preto e branco. O DSS seria como os filtros usados nos televisores da década de 1970 para “dar cor” à imagem.

Gildin, da RKKG Consultoria, explica que no 5G, não há latência. Ou seja, a conexão é praticamente instantânea. Isso permite aplicações como cirurgias e carros autônomos. Por isso, afirma o analista, há muitas críticas em classificar o DSS como 5G:

- Isso acaba sendo uma ferramenta de marketing.

Propaganda

As operadoras de telefonia no Brasil têm sido alvo de apurações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça,  por usar o termo 5G em publicidade. Algumas alegam que seguem a nomenclatura do 3GPP.

Fonte: O Globo (19/08/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".