quarta-feira, 23 de março de 2022
Idosos: 17 regras básicas para obter uma vida longa
1. É hora de usar o dinheiro que guardou durante a vida toda. Use-o para você e, não para ser gasto por quem não sabe o sacrifício de tê-lo conseguido. Lembre-se: não há nada mais perigoso do que genros e noras cheios de ideias.
2. Não é hora de investimentos, por mais maravilhosos que pareçam, só trazem sofrimento. Agora, no curto prazo, é para ter muita paz e tranquilidade.
3. Pare de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos; não se sinta culpado de gastar o seu dinheiro consigo mesmo. Você já deu exemplo e boa educação. Agora, a responsabilidade é deles. Apenas antecipe, se puder, o que eles vão receber depois. Mas, não toque no que você precisa. Jamais dependa de filhos.
4. Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada e coma bem. Compre sempre o melhor e mais fino. Lembre-se que, neste momento, o principal objetivo é gastar dinheiro com você, com seus gostos e caprichos. Depois da morte o dinheiro só gera ódio, rancores e inveja.
5. Nada de ficar angustiado por pouca coisa. Na vida tudo passa. Apenas os bons tempos devem ser lembrados e os maus devem ser esquecidos.
6. Mantenha o amor sempre vivo. Esteja sempre limpo. Tome banho diariamente; seja vaidoso, vá ao cabeleireiro, faça as unhas e use perfumes e cremes com moderação. Como agora você não é mais deslumbrante, esteja pelo menos bem cuidado.
7. Nada de ser muito moderno, tente ser clássico. É triste ver pessoas mais velhas querendo “enganar” a idade.
8. Leia livros e jornais, ouça música, assista a bons programas na TV, acesse a internet, envie e responda e-mails, ligue para os amigos. Fique sempre atualizado.
9. Respeite a opinião dos jovens, apesar de, às vezes, equivocadas. Nunca use a frase “no meu tempo”, porque seu tempo é hoje.
10. Não caia na tentação de viver sempre com os seus filhos ou netos. Ocasionalmente, vá vê-los, de preferência como convidado.
11. Cultive um “hobby” como viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, criar um gato, um cachorro, cuidar de plantas, jogar cartas, golfe, pintar, ser voluntário ou colecionar algo. Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem.
12. Aceite todos os convites: batizado, colação de grau, aniversário, casamento, congressos. Visite museus, vá para o campo. O importante é sair de casa. Nunca fique chateado se não for convidado, mesmo pelos mais próximos. Certamente quando você era jovem não convidava seus pais para tudo.
13. Fale pouco e ouça mais, a sua vida e seu passado interessam apenas a si mesmo. Se alguém perguntar sobre assuntos diversos seja breve e fale somente o que é bom e agradável. Jamais se lamente. Fale em tom baixo e com cortesia. Não critique nada, aceite as situações como elas são.
14. As dores sempre estarão presentes. Não as torne mais problemáticas do que são, sempre falando sobre elas. Afinal, elas só afetam a você e, são problemas seus.
15. Não permaneça muito ligado à religião, rezando e implorando o tempo todo como um fanático.
16. Ria, ria muito, ria de tudo, você é um sortudo, você teve uma bela vida, uma vida longa, e a morte é apenas uma etapa incerta.
17. Se alguém lhe disser que você não faz nada de importante, não se preocupe. O mais importante já foi feito: você e sua história, boa ou ruim. Já aconteceu!
[Baseado num texto de autor desconhecido]
Frequente um bar próximo a sua casa, para qdo beber poder voltar a pé.