sábado, 19 de março de 2022

Inovação: CPQD lança solução de identidade digital fornecida no modelo SaaS

 


O CPQD está lançando uma solução de identidade digital descentralizada, baseada em tecnologia blockchain, desenvolvida com o objetivo de dar mais segurança à autenticação de pessoas, empresas e também de coisas. Batizada de CPQD iD, a solução é fornecida no modelo de plataforma de software como serviço (SaaS).

Fernando Marino, responsável técnico por produtos Blockchain do CPQD, explica que a plataforma CPQD iD funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada para pessoas, organizações, ativos e coisas. "O objetivo é proporcionar uma identidade reutilizável, segura, sem senhas e aderente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)", enfatiza Marino.

Entre os recursos do CPQD iD, destacam-se a possibilidade de reuso da identidade e registros, o armazenamento de múltiplas credenciais para diferentes serviços de empresas ou entidades distintas, a autenticação segura e sem senhas, a carteira digital para dispositivos móveis e a interoperabilidade com sistemas existentes – o que torna possível a utilização dessa identidade por grande parte dos sistemas digitais.

A nova solução também está sendo usada em um piloto interno, envolvendo os colaboradores do próprio CPQD. O objetivo é avaliar o uso do CPQD iD em larga escala e em ambiente real, fornecendo insumos para melhoria do produto. Para participar do teste, o colaborador instala o aplicativo em seu smartphone e faz um cadastro, fornecendo uma foto do RG ou CNH e uma selfie. Durante o piloto, essa identidade digital vem sendo utilizada para acessar sistemas corporativos do CPQD, substituindo o login e senha usados normalmente.

Além disso, o CPQD iD será utilizado no caso de uso a ser desenvolvido pelo Mercado Bitcoin, em parceria com o CPQD, Bitrust e ClearSale, na edição especial do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) que tem como objetivo avaliar aplicações de uma criptomoeda nacional, emitida pelo Banco Central – o LIFT Challenge Real Digital. A proposta do Mercado Bitcoin foi uma das nove selecionadas, entre 47 apresentadas por empresas de vários países, para participar desse desafio que começa neste mês de março.

Fonte: TI Inside (16/03/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".