domingo, 30 de julho de 2023

Aposentelecom: A postagem desse blog mais visualizada na última semana

 


quarta-feira, 26 de julho de 2023

Sistel: Rentabilidade média dos planos Sistel em JUNHO foi de 0,60%, enquanto das outras EFPCs foi de 1,51%

 


3 planos exclusivos do CPQD vão bem, enquanto PBS-A não atinge meta do 1º

Depois de cobrança deste blog, Sistel libera em seu site os Informes de seus Planos relativos ao mês de junho e do acumulado no 1º semestre de 2023.

A boa notícia ficou por conta dos 3 planos exclusivos do CPQD, onde figura a bela recuperação do plano InovaPrev, que finalmente atingiu sua meta para o 1º semestre desse ano, e dos planos CPqDPrev e PBS-CPqD, que apresentaram um superávit superior a 31% nesse ano.

O resultado que começa a preocupar é do plano PBS-A, que obteve um rendimento acumulado (4,40%) nesse ano, inferior a meta do mesmo período (4,67%), efeito esse que, se não for revertido no 2º semestre, poderá leva-lo a um déficit no final do ano. Enquanto o índice do IGP-M seguir negativo ou inferior a inflação, o rendimento do PBS-A seguirá pífio devido ao grande montante de aplicações do Tesouro atrelado ao IGP-M que o plano possui há anos, aplicações essas que no passado rendiam muito além das metas propostas ao plano, principal motivo do PBS-A ter apesentado seguidos superávits no passado.

Já o plano assistencial PAMA, que só possui aplicações financeiras em renda fixa, vai praticamente acompanhando sua meta e encontra-se estável.

Devido aos baixos retornos dos planos PBS-A e PAMA em junho e ao bom retorno do plano InovaPrev, a média aritmética do rendimento da Sistel em junho, considerando os 5 planos acima analisados,  ficou em 0,60%, enquanto a média do acumulado no 1º semestre ficou em 6,37%.

Por sua vez a média das 120 outras EFPCs analisadas pela Aditus, obtiveram um ganho de 1,51% em junho e 6,62% acumulado no 1º semestre de 2023, ambos resultados superiores aos obtidos pela Sistel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".