segunda-feira, 24 de julho de 2023

Fundos de Pensão: Rentabilidade do CPqDPrev da Sistel em junho foi de 0,58%, enquanto média das EFPCs foi de 1,51%



Sistel novamente atrasa a divulgação a seus associados da rentabilidade de seus planos em junho e obtém resultados pífios no mês

Levantamento realizado mensalmente pela consultoria de investimentos Aditus junto a um grupo de 120 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), com patrimônio somado de R$ 307 bilhões, apurou uma rentabilidade média de 1,51% em junho de 2023. É pouco inferior à rentabilidade média do mês de maio, de 1,54%. 

Enquanto isso, o Plano CPqDPrev da Sistel obteve uma rentabilidade de 0,58% em junho, muitíssimo inferior a de outros planos.

No acumulado do ano até junho a rentabilidade média apurada das 120 Entidades foi de 6,62%. 

Já o acumulado no primeiro semestre do plano CPqDPrev foi de 6,14%, índice também inferior a média das 120 EFPCs analisadas (6,62%).

O levantamento da consultoria Aditus mapeia mensalmente os investimentos das 120 EFPCs em 12 classes de ativos, seguindo os padrões de investimentos adotados pela maioria das fundações. Em junho, das 12 classes mapeadas, 9 alcançaram rentabilidade positiva e apenas três tiveram retorno negativo. 

Os três melhores desempenhos de junho foram das classes de renda variável passiva (8,98%), renda variável ativa (8,77%) e fundos de investimentos imobiliários (4,36%). Já os três piores desempenhos do mês ficaram com as classes de exterior renda fixa (-1,19%), exterior renda variável (-0,61%) e FIPs (-0,10%). 

Da carteira de investimentos de R$ 307 bilhões em junho, 48% estavam em planos BDs, 23% em planos CDs e 29% em planos CVs, mesma distribuição do mês anterior. Em relação ao número de planos do grupo, dos 369 existentes em junho, 36% eram BDs (134 planos), 38% CDs (140 planos) e 26% CVs (95 planos).

Tão logo tenhamos os resultados dos outros planos da Sistel, divulgaremos aqui.

Fonte: Invest. Institucional e Aposentelecom (19/07/2023)

Nota da Redação: Pelo segundo mês consecutivo a Sistel atrasou a divulgação dos Informes de seus Planos no site da entidade e só os divulgou no app Sistel.

Coincidentemente ou não, os resultados da rentabilidade da Sistel nesses dois últimos meses foram inferiores a média das outras entidades.

Quando os resultados eram superiores a média das outras entidades (1° quadrimestre), a divulgação da Sistel ocorria na 1ª quinzena do mês subsequente ao mês do resultado, agora nem no dia 24 os resultados são divulgados na Área Restrita do site da Sistel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".