Hoje com notícias da Embraer, desempenho de IAs, Meta e big techs
A produção dos “carros voadores” da Embraer já tem local escolhido. A fabricante de aeronaves Eve Air Mobility, controlada pela companhia, anunciou que os eVTOLs (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso de decolagem vertical) serão fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo. Os veículos serão produzidos em uma unidade já existente da companhia, que vai precisar de ampliação. Os primeiros modelos devem sair da fábrica a partir de 2026. A ideia é iniciar as operações comerciais como um táxi aéreo, com viagens de até 15 minutos. Além disso, o objetivo é que essas aeronaves sirvam principalmente para diminuir ruídos e poluentes, aposentando os helicópteros a combustão. (g1)
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Berkeley questiona o desempenho dos grandes modelos de linguagem (LLMs) da OpenAI, criadora do ChatGPT. O artigo apresenta argumentos que sugerem uma piora na qualidade das tarefas realizadas pelo GPT-3.5 e GPT-4, inteligências artificiais (IAs) que alimentam o chatbot. Para isso, os pesquisadores testaram as versões de março e junho de 2023 desses modelos, em tarefas como resolução de problemas matemáticos, geração de códigos e raciocínio. Eles observaram, por exemplo, uma queda significativa na precisão do GPT-4 na identificação de números primos, indo de 97,6% em março para apenas 2,4% em junho. Uma das hipóteses para a “piora no GPT” é que a OpenAI estaria reduzindo a capacidade para economizar em poder computacional, o que a companhia nega. (Estadão)
A Meta passou a disponibilizar o WhatsApp para o Wear OS 3, sistema de relógios inteligentes do Google para Android. Com a novidade, o dispositivo permite iniciar conversas, responder mensagens e fazer e receber chamadas pelo mensageiro. Ele suporta mensagens de áudio, emojis, texto escrito e respostas rápidas. Também é possível usar o app sem o telefone por perto, caso o relógio seja compatível com 4G. (Núcleo Jornalismo)
As principais empresas americanas de inteligência artificial (IA) vão se comprometer nesta sexta-feira em adotar salvaguardas para a tecnologia, a pedido da Casa Branca, disseram pessoas a par do assunto. Microsoft, Google (da Alphabet) e OpenAI (criadora do popular ChatGPT) assumirão o compromisso oficial de desenvolver e fornecer sistemas de IA de maneira responsável. Esse compromisso segue linhas gerais traçadas pela Casa Branca.
Fonte: Canal do Meio (21/07/2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".