Desse total, 596.699 pessoas aguardavam perícias médicas, e 78.906 cidadãos já tinham passado pelo exame, mas aguardavam concessão
O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançaram, nesta quarta-feira (dia 5) o Portal da Transparência Previdenciária, com dados disponível a todos os cidadãos, incluindo o tamanho da fila de requerimentos que aguardam análise, concessão ou indeferimento — hoje de 1,7 milhão de pedidos.
No site, serão apresentados dados referentes a aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), salário-maternidade e auxílio reclusão, entre outros. A nova base de dados já considera as informações referentes a junho.
O levantamento apresenta dados referentes a estoque (o que está na fila), novos requerimentos feitos no mês e análise administrativa já realizada, assim como números referentes à perícia médica.
Benefícios na fila
Em relação aos pedidos que estão à espera de concessão ou indeferimento, o portal aponta que, em junho deste ano, havia 1.794.449 de requerimentos no estoque.
Desse total, 596.699 pessoas aguardavam perícias médicas para a concessão de benefícios por incapacidade temporária, assim como 78.906 cidadãos já tinham passado pelo exame médico, mas o pedido ainda estava na fase de análise administrativa.
Em junho, havia ainda 437.077 pessoas com deficiência aguardando a concessão de BPC/Loas, assim como 74.517 idosos acima de 65 anos — este benefício é devido a pessoas desses dois grupos cuja renda mensal por pessoa da família é de até 25% do salário mínimo (R$ 330).
Os outros pedidos em compasso de espera eram: aposentadoria por idade (222.771 solicitações), aposentadoria por tempo de contribuição (134.399), pensão por morte (122.683), salário-maternidade (115.066), auxílio-reclusão (7.937) e outros benefícios (4.394).
Tempo de espera
Os dados mostram ainda a quantidade de benefícios na fila há mais de 45 dias (tempo determinado pela legislação para a conclusão da análise do requerimento). A partir daí, o INSS é obrigado a pagar correção monetária, quando o benefício é concedido.
- 649.161 pedidos (36%) - espera até 45 dias
- 430.929 pedidos (24%) - espera de 46 a 90 dias
- 479.467 pedidos (27%) - espera de 91 a 180 dias
- 203.474 pedidos (11%) - espera de 181a 365 dias
- 31.418 pedidos (2%) - acima de 365 dias
Fonte: Extra (05/07/2023)
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