quinta-feira, 30 de julho de 2020

Fundos de Pensão: Para encerrar processo de arbitragem, dessa vez Petrobras pagará R$ 950 milhões a fundo de pensão Petros



Valor é para ressarcir os prejuízos causados à Petros pelos investimentos efetuados na Sete Brasil

Fazem parte do Fip Sondas além da Petros, os fundos de pensão Previ (Banco do Brasil), Funcef (Caixa) Valia (Vale),  os bancos BTG Pactual, Bradesco e Santander, o FI-FGTS e a própria Petrobras.

Segundo a Petros,  o  objetivo do processo,  no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, era  “buscar ressarcimentos por perdas causadas ao patrimônio da Fundação pelo investimento no projeto Sondas”.

O  investimento no FIP Sondas , realizado em 2011, foi alvo de investigação da Operação Greenfield e também das Comissões Internas de Apuração da Petros, criadas para apurar eventuais irregularidades em investimentos decididos no passado. 

Em nota, a Petros ressaltou que tem buscado cada vez mais a transparência  na apuração dos fatos e buscado cooperação com o Ministério Público Federal, destacando que  o MPF foi informado previamente dos termos do  acordo .

“Este acordo integra também uma série de ações que vêm sendo intensificadas em busca da recuperação de recursos investidos em ativos decididos no passado e que são alvo de investigação, reforçando o comprometimento com as melhores práticas de governança e responsabilidade na administração dos recursos dos participantes”.

A nota encerra a nota afirmando que "Neste sentido, a atual gestão seguirá buscando, incansavelmente, o ressarcimento de todos os danos que a Petros tenha sofrido, em defesa do patrimônio dos participantes”.

Fonte: O Globo (29/07/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".