sábado, 25 de julho de 2020

INSS publica novas regras para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas


Mudanças começam na próxima segunda-feira (27) e vão valer até 31 de dezembro, enquanto durar o estado de calamidade pública por causa da pandemia.

O INSS publicou, nesta quinta (23), as regras novas para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas.

Aposentado há dois anos e meio, o seu Elias está preocupado. Com a pandemia, os gastos aumentaram - e o empréstimo consignado pode ser uma opção. "Esses custos tendem realmente a continuar aumentando. E, se for preciso e estiver realmente necessitando, vou fazer", contou Elias Lopes, aposentado, de 62 anos.

Vai ficar mais rápido conseguir o empréstimo consignado, aquele em que as parcelas são descontadas diretamente do benefício. Hoje, quem se aposenta ou recebe pensão precisa esperar 90 dias para conseguir um crédito consignado. Agora, o prazo cai para 30 dias.

O banco poderá oferecer uma carência de até 90 dias para o início do desconto da primeira parcela. Hoje, o desconto é feito depois de um mês.

Essas mudanças começam na próxima segunda-feira (27) e vão valer até 31 de dezembro, enquanto durar o estado de calamidade pública por causa da pandemia.

O INSS também aumentou o limite máximo para compras e saques no cartão de crédito dos segurados. Antes, era 1,4 vezes o valor mensal do benefício. Agora passou para 1,6. Quem recebe um salário mínimo, por exemplo, passa a ter um limite de R$ 1.672 - essa medida é permanente, independe da pandemia.

O presidente do INSS disse que as mudanças facilitam o acesso ao consignado nesse momento de crise, mas alerta que aposentados e pensionistas precisam ficar atentos para evitar a inadimplência.

"Somando o consignado com cartão de crédito, ele não pode se endividar além de 35% da sua renda da aposentadoria ou pensão. Então, esse limite já há. Porém, ele acaba conseguindo em alguns casos, pegar um crédito fora com juros mais alto. É mais interessante que a gente facilite o acesso dele ao crédito consignado que é um crédito controlado e com juros menor", explicou o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

Quase 14 milhões de aposentados e pensionistas têm empréstimos consignados. O juros menor ajuda. Mas, como toda dívida, o consignado também precisa ser muito bem planejado.

É o que explica o economista Luiz Rabi. O consignado não deve comprometer mais do que 30% da renda mensal. "É importante que o idoso que esteja utilizando o crédito consignado utilize com muito cuidado. O crédito consignado é barato, tem um prazo mais longo. É uma das melhores linhas de financiamento que existem para as pessoas físicas hoje no Brasil, porém não pode ser utilizado de uma forma muito intensa", alerta o economista do Serasa.

Fonte: G1 (23/07/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".