segunda-feira, 27 de julho de 2020

Sistel: APOS (Assoc. Aposentados do CPQD) divulga o desempenho dos planos Sistel no mês de abril



Com grande atraso, a Sistel publicou os números de abril do desempenho de seus planos e a APOS os compilou e analisou:


Abaixo, os quadros com informações sobre o desempenho dos planos SISTEL referentes ao mês de ABRIL de 2020.
Todas as informações dos quadros foram extraídas dos relatórios SISTEL de cada plano.

Para cada mês, a principal informação do primeiro quadro é a rentabilidade dos planos: quanto cada um deles rendeu percentualmente no mês e no ano civil corrente; seu desempenho frente à meta estabelecida pela SISTEL; e o seu índice de cobertura, isto é, um indicador de quanto os recursos disponíveis são capazes de cobrir a projeção matemática das obrigações para com os participantes.

O segundo quadro trata principalmente do volume de recursos dos planos, isto é, seu patrimônio social, bem como de outros valores importantes tais como as sobras acumuladas (patrimônio do fundo menos as provisões) e os fundos previdenciais (fundos para cobrir riscos ou flutuações extraordinárias nos compromissos dos planos).

O terceiro quadro dá um panorama sobre a população de participantes de cada plano – ativos, assistidos e pensionistas.



(clique sobre a tabela para ampliá-la)

Observações sobre os Relatórios de Desempenho          
No mês de abril, as carteiras de investimentos dos planos CPqDPrev, PBS-CPqD, PBS-A e PAMA tiveram rentabilidade superior à meta atuarial, não sofrendo impacto das oscilações nos preços de mercado, tendo em vista que a maior parte de seus ativos se encontra precificada na curva e composta por títulos públicos indexados à inflação.

INOVAPrev             
Em abril, a carteira de investimentos do InovaPrev superou a variação da meta, principalmente em razão da recuperação da bolsa de valores, tendo em vista que a totalidade dos seus ativos são precificados à mercado. Em abril foi elevada a participação do segmento de renda variável para 6%, estruturado para 5,3%, bem como iniciada a alocação de recursos na carteira de investimento no exterior (1,4%), estratégias estas que contribuíram positivamente para o retorno do plano no mês.

Embora a rentabilidade acumulada do plano em 2020 ainda seja negativa e não tenha superado a variação da meta de rentabilidade (140% do CDI), a cota reduziu em parte a variação negativa ocorrida no ano, dada a recuperação dos mercados em abril.

Houve uma reversão do fundo previdencial no valor de R$ 300 mil no acumulado até abril para cobertura de benefício de risco.
A partir de abril/20, a contribuição referente à parcela da patrocinadora será descontada desse fundo por um período de quatro meses (abril a julho), com intuito de continuar adimplente em relação à formação de reserva dos participantes do plano e aliviar a pressão sobre o seu fluxo de caixa no momento econômico decorrente da pandemia do coronavírus.

Fonte: APOS (26/07/2020)

Nota da Redação: Devido a crise econômica e pandêmica atual, a Fundação CPQD deixou de contribuir por 4 meses com seus aportes mensais diretamente ao plano InovaPrev  e em seu lugar resgatou o saldo existente em abril do Fundo de Cobertura de Risco (FCR) para cobrir as contribuições de sua responsabilidade nesses meses. Com isso, os participantes não ficarão prejudicados em relação a suas reservas acumuladas. 
Imagina-se que a Sistel tenha feito um cálculo adequado sobre seu risco e da patrocinadora em permitir que o CPQD resgatasse o FCR deixando assim os possíveis benefícios de risco que vierem a ocorrer sem a devida cobertura.
Essa é a segunda vez que a Sistel permite ao CPQD resgatar o FCR, cujo custeio é exclusivo do próprio CPQD e dos participantes autopatrocinados, e no seu lugar utilizar esse montante para não contribuir diretamente com o InovaPrev por um tempo, que é sua obrigação como patrocinadora do plano.
Não ficou esclarecido a situação dos autopatrocinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".