quarta-feira, 22 de julho de 2020

TIC: Compra da Oi por Tim, Vivo e Claro juntas não tem chance de passar no Cade



Trio formado por empresas apresentou projeto de aquisição na semana passada

Alô, concentração 
A notícia de que a mineira Algar se uniu ao fundo global Digital Colony para disputar a compra da operação de telefonia móvel da Oi foi recebida com alívio por quem acompanha a novela da companhia no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A avaliação dentro da autarquia é a de que não há chances de aprovar uma transação em que um consórcio formado por Tim, Claro e Vivo levasse a Oi, conforme o projeto apresentado pelas gigantes na sexta (17).

Boi na linha
A preocupação concorrencial é a possibilidade de o trio das grandes companhias vir a fatiar o mercado por estados em pedaços equivalentes, de modo que cada um ficasse com cerca de 33%. Quando isso acontece, segundo análises antitruste, os incentivos para a competição ficam reduzidos.

Três é demais
Quando Tim e Vivo comunicaram ao mercado, em março, que tinham interesse em abrir, juntas, as tratativas para uma potencial aquisição do negócio móvel da Oi, já causou desconforto nos bastidores do Cade. A entrada da Claro no grupo foi vista como exagero na autarquia.

Sem fio
A chegada de novos competidores para disputar a Oi alivia a tensão quanto ao futuro dela, mas também é vista com cautela porque na oferta apresentada por Claro, Vivo e Tim elas dizem que pediram o direito de cobrir eventuais lances de outras empresas, o que pode prolongar a indefinição, estressando financeiramente ainda mais a empresa em recuperação judicial.

Déjà-vu
Especialistas em concentração de mercado comparam o cenário atual da Oi com a situação da Avianca Brasil no ano passado, quando as concorrentes Azul, Latam e Gol passaram a disputar a empresa em recuperação judicial. A escalada elevou a expectativa dos credores mas não deu em nada.

Fonte: Painel da Folha de SP (22/07/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".