segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Planos CPQD: Sistel aposta em ETFs para elevar a rentabilidade do plano CD InovaPrev, exclusivo do CPQD e suas empresas coligadas



A rentabilidade obtida no primeiro semestre pelo plano de Contribuição Definida da Sistel – Fundação Sistel de Seguridade Social InovaPrev - ficou em 1,89%, inferior ao benchmark de CDI mais 2,5% ao ano, o equivalente a 2,51% no período. 

”Nesse plano, que tem patrimônio de R$ 200 milhões e gestão totalmente terceirizada, há necessidade de buscar maior retorno e maior risco, e a carteira inclui renda fixa, renda variável, exterior, fundos de investimento imobiliário e outras classes de ativos”, informa Luciana Gomes, diretora de administração, finanças e investimentos da entidade. Embora a rentabilidade do CD tenha ficado abaixo do referencial, todos os fundos investidos estão aderentes aos seus respectivos benchmarks, lembra Gomes. 

Para tentar virar o jogo e atingir o benchmark até o final de 2021, a fundação aposta numa estratégia que aumentará a alocação do plano CD em ETFs (fundos de índices), tanto de renda variável quanto de renda fixa (IMA-B5+). “Vamos fazer operações táticas com esses ETFs, aumentando principalmente os fundos de renda variável, para aproveitar os movimentos de mercado, sempre acompanhando os gestores muito de perto para tentar reverter o resultado do primeiro semestre”, detalha a diretora. 

Com patrimônio total de R$ 20,7 bilhões, a Sistel atingiu rentabilidade consolidada de 8,66% no semestre para o conjunto dos sete planos que administra, superando a meta atuarial no período, diz Gomes. O resultado reflete o desempenho da gestão dos investimentos, bem casada dentro do conceito de ALM para os quatro planos de Benefício Definido e os dois de Contribuição Variável. 

Ao todo, uma parcela de 96,7% do patrimônio da fundação está alocada em renda fixa, sendo quase a totalidade desses recursos investida em títulos públicos federais, majoritariamente marcados na curva, com taxas de juros superiores às metas atuariais dos planos. “Nos planos BD a alta da Selic não produz impacto porque os papéis foram adquiridos com taxas acima das metas e os cupons, somados à parcela líquida, são suficientes para cobrir o pagamento de benefícios, tanto que a entidade está superavitária; no plano CD, porém, que também tem uma parcela expressiva de renda fixa mas mantém uma carteira de investimentos diversificada, o semestre foi mais complicado”, afirma a diretora.

Fonte: Invest. Institucional (01/08/2021)

Nota da Redação: Amanhã, dia 3/8, às 17:00 horas, haverá uma reunião virtual organizada pelo SINTPq entre os empregados do CPQD participantes do plano InovaPrev e o conselheiro deliberativo da Sistel por nós eleito, Eduardo Bernal, onde o tema Rentabilidade do InovaPrev será tratado.

Para participar acessar o seguinte link: https://bit.ly/ReuniaoCPQD03108121

Seria muito importante todos participantes e assistidos do InovaPrev participarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".