ChatGPT (OpenAI), Bing (Microsoft), ou Bard (Google), qual chatbot é o mais completo?
Nos testes feitos pela Folha, a IA de texto do Google teve desempenho melhor em atualidade das informações, raciocínio e consistência, mas tropeçou no tema privacidade.
Sim, mas… A plataforma não está disponível no Brasil e, apesar de entender português, por enquanto só recebe comandos em inglês, coreano e japonês.
Isso deu vantagem ao Bard, já que os modelos de linguagem, em geral, respondem melhor a pedidos em inglês, por causa dos dados usados durante o treinamento. Para o teste, a Folha usou uma VPN e suas respostas foram traduzidas para o português.
Vamos aos testes:
Defasagem
A Folha questionou as três IAs sobre quem é o líder do Campeonato Brasileiro deste ano para testar a defasagem de suas bases de dados. Enquanto o Bard respondeu corretamente, o ChatGPT, cuja base de dados é de 2021, e o Bing, que tem acesso à internet, erram. Veja aqui as respostas.
Conhecimento
A Folha entregou aos bots uma questão de matemática do Enem de 2022 sobre probabilidade.
O ChatGPT não chegou a nenhuma das respostas elencadas pela prova. O Bing deu uma resposta errada por entender o enunciado de maneira errônea. O Bard acertou e entregou duas possíveis soluções. Veja aqui o resultado.
Consistência
A Folha testou os três chatbots em relação às suas próprias regras ao fazê-los avaliar os mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Aqui as respostas.
Privacidade
A Folha comparou a forma como os três chatbots lidam com os dados pessoais de seus usuários. Veja como cada plataforma armazena essas informações.
Fonte: Folha de SP (03/07/2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".