quarta-feira, 15 de novembro de 2023

TIC: Vem aí os celulares (smartphones) com Inteligencia Artificial generativa

 


Fabricantes de smartphones aceleram a produção dos dispositivos com IA

Considerada uma ameaça à indústria de smartphones, a IA (inteligência artificial) generativa também virou prioridade para as fabricantes desses dispositivos, que correm para desenvolver novas funcionalidades com a tecnologia.

Por que é ameaça? A ferramenta já é usada como base para desenvolver dispositivos que seriam substitutos dos smartphones. 

↳Um exemplo recente é o Ai Pin, feito pela startup Humane, fundada por dois ex-funcionários da Apple. Eles desenvolveram um broche inteligente que funcionará por comandos de voz, toque ou projeção a laser de uma tela na palma da mão. 

↳ Outra notícia que movimentou o mundo da tecnologia foram os encontros de Sam Altman, criador do ChatGPT, com Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, para produzir um dispositivo pensado para IA generativa.

Como as fabricantes se movimentam? Acelerando a adoção da IA em algumas funcionalidades:

  • Na tradução: a Samsung lançará em 2024 um serviço de tradução em tempo real durante ligações, baseado em IA. A companhia não informou se o português estará entre os idiomas contemplados.
     
  • Nas fotos… A câmera do novo iPhone detecta de forma automática se uma fotografia retratará alguém e ativa o modo retrato. A ferramenta ainda intervém em balanço de luz e foco.
     
  • …Nos vídeos… A Qualcomm afirma que os aparelhos equipados com seu novo chip poderão fazer imagens noturnas em cenário de pouca luminosidade. Isso graças à IA no equilíbrio de luz.
     
  • …E na edição: a tecnologia permite editar vídeos e fotos no celular com comandos de voz. Outras funções são a de remover objetos indesejados da imagem e de expandir fotos para além do quadro, com a IA gerando as imagens.
Fonte: Folha de SP (14/11/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".