domingo, 16 de agosto de 2020

Aposentelecom: A postagem desse blog mais visualizada durante a última semana

 

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Sistel: Relato da reunião realizada dia 12/8 entre Fenapas, Associações filiadas e Sistel



Relatório da Reunião Realizada entre Fenapas, Associações e Sistel em: 12/08/20 

Participantes: Presidentes da Fenapas e das Associações afiliadas, Conselheiros da Sistel eleitos e apoiados pela Fenapas, Marcos Schroeder - presidente do Conselho Deliberativo da Sistel, Carlos Alberto Moreira e Tarciso - presidente da Sistel e Jurídico Sistel.

Pauta: Propósitos da Sistel, Resultados de Investimentos, Previdência e Pecúlio, Plano Assistencial e Covid, Impacto da venda da Oi Móvel e Ofício Previc sobre Superávit do plano TelebrásPrev.

O Presidente da Fundação Sistel discorreu sobre os propósitos da Sistel, abordando aspectos como ética, transparência, performance e trabalho em equipe.

No item posterior foram feitas observações sobre o Resultado dos investimentos do plano PBS-A.

Alguns pontos importantes abordados:

  • - 95,36% dos investimentos estão alocados em renda fixa
  • - Apenas 2,0% da carteira estão investidos em renda variável
  • - 4,54% de investimentos em imóveis
  • - 63,76% dos títulos que compõe o patrimônio são de longo prazo, com taxa média anual de 5,82%, mais o IPCA.

A estratégia da Sistel foi consolidar o plano PBS-A com títulos públicos, de longo prazo, cujo retorno é bastante significativo e que proporciona segurança por vários anos. Desta forma, a SELIC a 2% não exerce influência significativa sobre o patrimônio do PBS-A.

Foram apresentados os resultados dos últimos 20 anos e feito um comparativo de rentabilidade com outras aplicações (Atuarial, CDI e, Ibovespa) demonstrando que nos 20 anos o retorno para o plano foi de 1.841,4% contra uma meta de 853,8%.

O GAP conquistado proporcionou a situação confortável em que se encontra o plano.

No item relativo à previdência e pecúlio foi demonstrada a evolução das Reservas Matemáticas e o impacto gerado pelos juros e tábua de mortalidade.

A Reserva alocada para o Pecúlio é de R$ 447 milhões

Para uma eventual antecipação do Pecúlio foram avaliados os riscos jurídico, tributário e de liquidez, observando-se que a PREVIC também tem que se posicionar sobre o assunto, além de se avaliar a ALM para evitar o descasamento do ativo com o passivo.

No que se refere à parte assistencial foi abordada a questão do déficit observando-se alguns aspectos tais como as despesas de saúde entre os anos de 2000 a 2020, crescimento real das despesas médicas (inflação médica), o aging factor, ou seja a influência da média de idade do grupo do PAMA nas despesas médicas, etc.

Ainda na questão do déficit do PAMA, conclui-se que é difícil explicá-lo, pois ao mesmo tempo em que se reafirma sua existência a própria Sistel conclui que o seu patrimônio é suficiente para cobrir todas as despesas de saúde em todo o período, além do que só o retorno dos investimentos é suficiente para cobrir as despesas atuais.

Em relação à Covid-19, observou-se que houve uma redução de gastos em alguns meses. A explicação provável é de que seus usuários devem estar observando o “fique em casa” recomendado pelas autoridades de saúde e prorrogando exames de rotina. A Sistel destacou suas ações em relação à pandemia observando que 100% de seus colaboradores estão em Home Office. A Fundação suspendeu a cobrança das parcelas de empréstimo, bem como enviou comunicados e vídeos para os participantes. No período houve 248 internamentos e 60 óbitos, sem alteração significativa ao mesmo período no ano anterior.

O Presidente do Conselho Deliberativo deixou claro que as premissas adotadas para o PAMA podem ser rediscutidas e havendo sobras as mesmas podem ser destinadas para melhorar o plano.

Em relação à venda da Oi Móvel foi dito que não haverá nenhum impacto para os planos administrados já que ela representa apenas 0,4% de participação.

Finalmente, abordou-se a manifestação da PREVIC em relação ao Superávit do Plano TelebrasPrev. A Sistel informou que aquele órgão enviou ofício cuja conclusão foi:

 i.  Assim sendo, entende-se pela suspensão do processo, com fundamento no art. 20, III da Instrução Previc nº 24, de 13/04/2020, até que haja a resolução do mérito da questão judicial que os planos administrados pela Sistel ou nova manifestação da Procuradoria Federal, avaliando não haver risco jurídicos para o prosseguimento do processo de destinação da reserva especial do Plano de Benefícios TelemarPrev.

Em relação à distribuição do superávit de 2016 do plano PBS-A a opinião da Sistel é que a tendência é de que sua análise também seja suspensa pelo mesmo motivo. O superávit que já está sendo pago (2012, 2014 e 2015), embora não impossível, dificilmente será suspenso.

O que se observa é de que há uma ansiedade também por parte das Patrocinadoras para que haja uma solução breve para a aprovação dos superávits, pois elas precisam de caixa e, neste aspecto, podemos “juntar forças” para solucionar, junto à Previc, a questão dos superávits. As portas estão abertas para o diálogo.

Diretoria da FENAPAS, em 12/08/2020

Fonte: FENAPAS (13/08/2020)

3 comentários:

  1. É isso aí! A FENAPAS é a Federação que nos defende faz 21 (vinte e um anos)!

    ResponderExcluir
  2. Vamos agir com inteligência, sem imediatismo. De que vale receber mais um superávit e deixar nosso benefício previdencial correr riscos? A Ação da Fenapas representa ganhos muito mais substanciais. Voltaremos às condições estabelecidas ao Edital de Privatização que é o único documento que nos dá garantia. Sem esquecer que o maior superávit do plano foi destinado para o plano de saúde de forma discutível, pois era obrigação das Patrocinadoras cobrir as despesas de saúde, conforme estabelecido no Regulamento.

    ResponderExcluir
  3. Olá aí está frio? Você vai se candidatar ao mesmo cargo, no ano que vem? Ou vai tentar outro?

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".