segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Sistel: APOS (Assoc. Aposentados do CPqD) divulga desempenho dos planos Sistel em junho de 2020


Abaixo, os quadros com informações sobre o desempenho dos planos SISTEL referentes ao mês de JUNHO de 2020.

Todas as informações dos quadros foram extraídas dos relatórios SISTEL de cada plano.

Para cada mês, a principal informação do primeiro quadro é a rentabilidade dos planos: quanto cada um deles rendeu percentualmente no mês e no ano civil corrente; seu desempenho frente à meta estabelecida pela SISTEL; e o seu índice de cobertura, isto é, um indicador de quanto os recursos disponíveis são capazes de cobrir a projeção matemática das obrigações para com os participantes.

O segundo quadro trata principalmente do volume de recursos dos planos, isto é, seu patrimônio social, bem como de outros valores importantes tais como as sobras acumuladas (patrimônio do fundo menos as provisões) e os fundos previdenciais (fundos para cobrir riscos ou flutuações extraordinárias nos compromissos dos planos).

O terceiro quadro dá um panorama sobre a população de participantes de cada plano – ativos, assistidos e pensionistas.

(clique sobre a imagem acima para aumentá-la)

Observações sobre os Relatórios de Desempenho        

As carteiras de investimentos do CPqDPrev e do PBS-CPqD encerraram junho/2020 com rentabilidade inferior à variação da meta atuarial, face ao resultado da renda fixa, que tem participação majoritária nas carteiras desses planos.

Nesses planos, o segmento de renda fixa do plano é composto, majoritariamente, por títulos públicos vinculados à variação de índices inflacionários (NTN-B) acrescidos de juros, cujo retorno foi afetado pela deflação do IPCA ocorrida no mês anterior (-0,38%).                  

Em junho, a rentabilidade dos planos PBS-A e PAMA superou a meta, face a participação majoritária de renda fixa na carteira desses planos.

Nesses planos, o segmento de renda fixa é composto majoritariamente, por títulos públicos vinculados à variação de índices inflacionários (NTN-B, NTN-C) acrescidos de juros. A variação do IGP-M (1,56%) afetou positivamente o retorno no mês, face à alocação em NTN-C em torno de 22% no PBS-A e 14% no PAMA, contrapondo a menor remuneração das NTN-B, cuja correção está atrelada ao IPCA do mês anterior, que registrou uma deflação de 0,38%.

A carteira de investimentos do InovaPrev em junho/2020 superou a meta de retorno, em razão da boa performance da maioria dos segmentos de aplicação, com destaque para a carteira de renda variável (8,11%) que acompanhou o movimento de recuperação da bolsa de valores e de investimentos no exterior (3,05%), reduzindo as perdas acumuladas no ano.

No fluxo previdencial, o plano tem apresentado queda nas receitas em decorrência de resgates de reserva de poupança, por parte de participantes e autopatrocinados, podendo este evento estar relacionado com o momento de pandemia. 

Fonte: APOS - Assoc. Aposentados do CPqD (16/08/2020)

Nota da Redação: A APOS é a única Associação de Aposentados no Brasil que monitora e divulga há anos o desempenho mensal e acumulado dos planos previdenciários e assistencial da Sistel. Somente os 2 planos da Telebrás e um único da própria Sistel não são mensalmente acompanhados devido a Sistel não disponibilizar esses dados a todos participantes.

Se o leitor é empregado aposentado do Sistema Telebrás, empregado aposentado e aposentável da Fundação CPqD, PadTec, Instituto Atlântico e outras organizações coligadas ou subsidiárias da Fundação CPqD e se interessa em acompanhar o desempenho mensal de seu plano, associe-se o quanto antes a APOS através do seguinte link, onde todas explicações são fornecidas on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".