sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Fundos de Pensão: Abrapp e Fenaprevi discutem mercado de anuidades (seguradoras assumem riscos dos assistidos) dia 28 próximo



As entidades Abrapp e Fenaprevi, que representam respectivamente os segmentos de previdência complementar fechada e aberta, terão sua primeira reunião conjunta para discutir temas relacionados ao convênio de cooperação técnica, assinado entre as duas há três dias, no próximo dia 28 de agosto. 

Segundo o diretor da Fenaprevi, Carlos de Paula, um dos principais temas a serem discutidos na reunião deve ser o desenvolvimento de um mercado de anuidades, que facilite aos fundos de pensão repassar às seguradoras o risco das suas populações que entram em gozo dos benefícios.

“O mercado de anuidades que temos ainda é muito pequeno, na verdade ainda é muito tímido, quase inexistente”, explica de Paula que já foi superintendente da Previc e posteriormente foi diretor de supervisão de conduta da Susep, tendo assumido em novembro do ano passado a diretoria executiva da Fenarevi. “Queremos aperfeiçoar esse mercado de anuidades para torná-lo mais efetivo. Achamos que as agendas da Abrapp e Fenaprevi são sinérgicas e precisam ter mais vasos comunicantes”.

De acordo com de Paula, os primeiros passos para a assinatura do acordo de cooperação técnica entre as duas entidades começaram a ser dados em fevereiro deste ano, no 24º Encontro Nacional Fenaprevi, que reuniu na Praia do Forte, em Mata de São João (Bahia), um seleto grupo de 80 executivos de seguradoras além de representantes da Previc, Susep, Banco Mundial, Abrapp e Secretarias da Previdência e de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

“O Jorge Nasser, que preside a Fenaprevi, se reuniu com o Luís Ricardo (Marcondes Martins), da Abrapp, e desse encontro saíram várias idéias que estão se materializando em ações, uma delas é o acordo de cooperação técnica entre as duas entidades”, explica de Paula. “Mas pode ter mais coisas, estamos trabalhando nas agendas que nos aproximam”.

A sinergia entre as duas entidades deve evoluir para uma agenda comum em vários temas, inclusive de educação previdenciária e financeira, com a Fenaprevi participando inclusive do 41º Congresso da Abrapp, que acontecerá entre 16 a 19 de novembro em ambiente virtual. “As entidades, principalmente após a Reforma da Previdência, estão em linha com um novo momento e dando demonstração de uma visão de proteção social mais de acordo com as necessidades atuais da sociedade”, afirma de Paula.

Fonte: Invest. Institucional (20/08/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".