quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Meu Bolso: 5 coisas pra saber antes de investir em um fundo de investimento



Não é só a rentabilidade que importa. Risco e liquidez também fazem toda a diferença. Veja que você deve olhar nesses produtos.

Colocar dinheiro em fundos de investimento pode ser uma ótima opção para diversificar a carteira, contando com uma gestão profissional. Mas escolher em qual desses produtos investir não é tarefa das mais fáceis. Só no Brasil há mais de 18 mil opções de fundos de investimento.

Na maioria das vezes, os investidores, principalmente iniciantes, olham para a rentabilidade e vão em frente. Mas tem outros aspectos muito importantes antes de colocar seu rico dinheiro nessa cesta de ativos que cobra taxas e pode ter diversos níveis de liquidez.

A repórter Isabel Filgueiras explica direitinho o que olhar num fundo antes de investir.

1. Risco e classe de ativos
No que você quer investir? Ouro? Ações? Renda fixa? Um pouco de tudo como num fundo multimercado?

2. Histórico de rentabilidade
Sabia que um fundo que vai super bem num ano pode ir mal no ano seguinte? O que muda é a consistência do retorno desse produto. As lâminas trazem esse histórico já descontada a taxa de administração.

3. Liquidez
Entenda o que significa o D + 0, D + 30. Essa contagem de dias deixa você mais exposto a marcação a mercado do preço da cota do fundo. Por exemplo, se o tempo entre o pedido de resgate e o recebimento for muito longo, o valor do resgate pode mudar para mais ou para menos.

4. Aporte mínimo
De quanto você precisa para entrar no fundo? E para continuar investindo nele? Existe um valor mínimo para pedido de resgate?

5. Taxas de administração e de performance
Por que ficar de olho nelas?

Fonte: Valor Investe (04/08/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".