quinta-feira, 18 de maio de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias da OpenAI, Google e Apple 

O CEO da OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, Sam Altman, participou ontem de uma audiência no Senado dos Estados Unidos sobre as possibilidades - e armadilhas - da inteligência artificial (IA). Em seu primeiro depoimento no Congresso, ele disse que a tecnologia poderia “causar danos significativos ao mundo” e pediu aos legisladores a regulamentação da IA. Também defendeu a criação de uma agência governamental para licenciar empresas de IA e expressou sua vontade de trabalhar com legisladores para lidar com os riscos do ChatGPT e outras ferramentas tecnológicas. O CEO, no entanto, afirmou que sua empresa continuará a lançar a tecnologia, apesar dos prováveis perigos. (BBC News)

O Google anunciou ontem que vai excluir da plataforma contas que estão há dois anos ou mais sem uso. Segundo a empresa, serão deletados e-mails e o perfil do Google; conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda); YouTube e Google Fotos. A medida se aplica apenas a contas pessoais e tem como objetivo ampliar a segurança na internet, uma vez que “contas abandonadas são vulneráveis e, uma vez comprometidas, podem ser usadas por agentes mal-intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam”. A exclusão das contas inativas será a partir de dezembro. (g1)

Ganho bilionário do Google com IA vai para doação. Sergey Brin, cofundador do Google, doou ações da Alphabet no valor de cerca de US$600 milhões na semana passada, quando sua fortuna deu o maior salto em mais de dois anos. A doação, divulgada em uma demonstração de participações, não especifica quem recebeu as 5,2 milhões de ações, que podem ter ido para instituições de caridade ou fundos. 

Tim Cook terá de enfrentar a decisão mais arriscada como CEO da Apple. As pessoas gostam de dizer que, por mais notável que fosse, Steve Jobs não inventou o smartphone. Ele também não inventou o computador, o MP3 ou o tablet. O que ele fez foi criar uma versão inovadora dessas tecnologias que as pessoas quisessem usar – levando a Apple a se tornar a gigante de US$ 2,7 trilhões de hoje. Por outro lado, uma das críticas a seu sucessor no cargo de CEO, Tim Cook, é que ele ainda não teve uma ideia inovadora e ousada. Talvez o mundo esteja finalmente prestes a ver uma inovação de Cook. E ela será bastante arriscada: é uma aposta em uma nova tecnologia completamente diferente de qualquer outra do passado da Apple. 

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (17/05/2023)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".