sábado, 13 de maio de 2023

TIC: Bard, IA do Google, é lançado em 180 países, no Brasil não

 

https://f.i.uol.com.br/fotografia/2023/05/10/1683761557645c2995ad71c_1683761557_5x2_th.jpg
Bard em 180 países, não no Brasil
Em sua conferência anual para programadores, o Google fez o anúncio de um pacote de novidades sobre IA (inteligência artificial) para tentar rebater as críticas de que perdeu o bonde dessa tecnologia para a rival Microsoft, financiadora da OpenAI, do ChatGPT.

Entre as novidades, está o lançamento do seu chatbot Bard em 180 países e territórios. O Brasil, porém, não está entre eles. As nações da União Europeia também ficaram de fora.
  • O gerador de textos que estava disponível para testes nos EUA e no Reino Unido desde 21 de março compreende mais de cem idiomas, incluindo português.
     
  • Ele ainda consegue gerar códigos de programação em mais de 20 linguagens e fórmulas para planilhas do Google, segundo a empresa.
Outros novidades de IA anunciadas pelo Google:
  • Gmail: receberá a função "me ajude a escrever", que permitirá redigir emails com uma plataforma de IA geradora, similar ao ChatGPT. O Docs também terá um auxiliar de texto.
     
  • Google Fotos: terá o “editor mágico”, que usará IA para permitir recortes, colagens e ajuste de cores e brilho, além de mover elementos da imagem e até deslocar o quadro da fotografia.
     
  • Google Maps: um mapa imersivo com imagens do Google Streetview. Será possível antecipar percursos em um cenário tridimensional. A experiência inclui indicadores de qualidade do ar e condições de tempo.
     
  • PaLM2: motor do chatbot aprimorado em relação ao LaMDA, que era usado no Bard. A ferramenta recebeu a nova IA nesta quarta, assim como o Docs.
     
  • Google Lens: IA vai permitir a geração de legendas a partir da análise de imagens. Será possível identificar raças de cachorro e apontá-las no texto, por exemplo.
Fonte: Folha de SP (11/05/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".