terça-feira, 23 de maio de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da SpaceX, Apple, Instagram e Samsung

A SpaceX lançou ontem em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) quatro tripulantes — incluindo três pagantes — na segunda missão comercial da startup Axiom Space. Esta também é a primeira a levar astronautas da Arábia Saudita para a ISS. Os tripulantes decolaram a bordo da espaçonave Crew Dragon, no foguete Falcon 9. A partida ocorreu às 18h37, no horário de Brasília, a partir do Kennedy Space Center da Nasa, na Flórida, nos Estados Unidos. Nomeada de Axiom Mission 2 (Ax-2), a missão é um passo fundamental em direção à Axiom Station, primeira estação espacial comercial do mundo e sucessora da ISS. Durante oito dias, os astronautas trabalharão em pesquisas e projetos científicos e biomédicos. (CNN Brasil)

A Apple seguiu os passos da Samsung e decidiu proibir o uso do ChatGPT por parte dos funcionários. O motivo é a preocupação com vazamentos de dados confidenciais da empresa. Além da ferramenta de inteligência artificial (IA) da OpenAI, a gigante de tecnologia também instruiu que os funcionários não utilizem o Copilot, programa que automatiza a escrita de códigos de software da Microsoft. Enquanto isso, a Apple tem desenvolvido sua própria tecnologia com uso de IA, segundo documentos obtidos pelo The Wall Street Journal. Na semana passada, a empresa dona do ChatGPT anunciou uma versão gratuita do chatbot em aplicativo para produtos da Apple, o iPhone e iPad. O lançamento será feito primeiramente nos EUA e deve chegar em outros países nas próximas semanas. (The Wall Street Journal e Estadão)

E o Instagram passou por instabilidade por cerca de 90 minutos na noite de ontem. O Downdetector, plataforma que reúne relatos de instabilidade em sites e aplicativos, registrou quase 10 mil reclamações no Brasil por volta das 19h30. Às 20h41, a rede social voltou a funcionar normalmente. Além do Brasil, países como Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Argentina e Nova Zelândia também foram afetados. (g1)

Fonte: Canal do Meio (22/05/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".