O consumo via planos de fidelidade está entre as poucas tendências da pandemia que resistiu à retomada das atividades - e tem a inflação e os juros a agradecer por isso
O levantamento de 2022 da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostra que o mercado dos programas de benefícios cresceu 49,4% em volume de resgates no ano passado, para 400,7 bilhões de pontos ou milhas. As emissões de pontos e milhas cresceram mais ainda no ano: 61,8%, alcançando 509,4 bilhões. Na crise, as pechinchas ganharam um espaço cativo no carrinho dos consumidores.
Foram 20% mais transações em programas de fidelidade na base anual, chegando a 26,9 milhões em 2022 no Brasil. No levantamento da ABEMF com o Instituto Locomotiva, 66% das pessoas entendem que só conseguiram adquirir alguns produtos e serviços durante a pandemia graças aos pontos acumulados nesses programas - do contrário, não teriam dinheiro para bancar essas compras.
O consumo em programas de fidelidade está entre as poucas tendências da pandemia que resistiu à retomada das atividades - e tem a inflação e os juros a agradecer por isso.
De acordo com dados compartilhados em primeira mão com o Valor Investe, no marketplace do Latam Pass no Brasil, as vendas cresceram 17% entre janeiro e março deste ano contra o mesmo período do ano passado. O programa de fidelidade da companhia aérea se apresenta como o quarto maior do mundo em número de clientes, com mais de 21 milhões de assinantes só aqui no país.
No fim do ano passado, o mercado totalizou 194 milhões de cadastros em programas de benefícios aqui no Brasil, crescimento de 7,5% contra o fim do ano anterior.
O número de passagens aéreas resgatadas no Latam Pass com pontos no primeiro trimestre de 2023 já alcançou o mesmo patamar registrado do mesmo período de 2019, de acordo com os dados da companhia.
Mais de 1,4 milhão de passagens aéreas foram emitidas com pontos acumulados no programa fidelidade da Latam nos três primeiros meses deste ano, mesmo patamar de antes da pandemia da covid-19.
"Antes havia um pensamento de que só era possível acumular pontos com viagens ou através do cartão de crédito. Hoje, a simples compra de um carregador de celular em nosso marketplace pode gerar pontos que o cliente utiliza para resgatar passagens aéreas ou qualquer outro produto", diz Martin Holdschmidt, diretor-geral do Latam Pass no Brasil.
Junto com o amadurecimento do consumidor para compras on-line, a melhoria dos programas de fidelidade durante pandemia ajudou a consolidar essa demanda. As plataformas têm portfólio de produtos e serviços bem diversificados e a valores mais competitivos, mesmo porque muitas se tornaram marketplaces.
É mais caro comprar nas plataformas de fidelidade?
Teoricamente, não. Os sistemas dos programas de fidelidade já têm marketplaces, então a maioria opera como uma espécie de agregador de ofertas. À exceção dos que têm seu próprio estoque de produtos e estrutura logística, como o Pão de Açúcar, quase todos operam integrados a agentes de varejo - Magazine Luiza, Casas Bahia, Netshoes, Polishop - que são os verdadeiros responsáveis pela operação de venda e entrega dos produtos.
No marketplace da Latam, por exemplo, a categoria de celulares foi a mais procurada para compra com dinheiro (Pix, crédito, boleto) no primeiro trimestre de 2023.
Um iPhone 14 Estelar com 256 GB de memória na plataforma Latam Pass é vendido atualmente por R$ 6.599,00 - valor dentro da faixa de preço do produto na internet, entre R$ 5.400,00 e R$ 7.300. Mas a oferta é da Fast Shop. Entende-se, portanto, que este anúncio para este mesmo produto (com o mesmo valor) está disponível no e-commerce da Fast Shop.
Simulação de compra realizada em 18/05 no Shopping LATAM Pass — Foto: Reprodução/Latam Pass
A vantagem dos programas de marcas é o acúmulo de pontos ou milhas. Neste caso, o iPhone 14 Estelar da Latam Pass oferecia em torno de 6.599 a 13.198 pontos, dependendo de se a compra seria feita com o cartão em parceria com o Itaú ou se o cliente é assinante de algum plano de fidelidade.
Com esta recompensa em pontos, é possível resgatar no sistema do programa uma passagem aérea para voar entre Rio de Janeiro (aeroporto Galeão) e Recife em agosto deste ano, por exemplo.
Como funcionam os programas de pontos e milhas?
Uma das formas mais comuns de acumular pontos e milhas é nos programas de fidelidade dos cartões de crédito, cujas compras pontuam conforme as regras dos planos e, muitas vezes, podem reverter em mais de um tipo de benefício (ponto, milha, cashback, por aí vai).
O mais importante é que o cliente precisa se inscrever ou se cadastrar no sistema do programar para participar dos planos de pontos e milhas. Em alguns casos, isso pode implicar a contratação de um cartão com taxas diferenciadas ou de um serviço de assinatura mensal, então é preciso estar alerta às condições de contrato.
Cada programa de marca terá suas regras e estrutura próprias. Alguns podem jogar toda a transação para a parceira dos programas de recompensa, caso de Dotz e Livelo, ou isso pode estar centralizado na plataforma da empresa. É comum que cartões de crédito tenham planos de acúmulos de pontos e o cliente tenha mais de uma opção de plataforma para solicitar a transferência desse saldo de pontos, a depender do seu interesse.
Fonte: Valor Investe (29/05/2023)
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