Utilizando técnicas de inteligência artificial e machine learning, a solução processa imagens de ultrassom com alta precisão,
detectando anomalias que podem indicar a presença de tumores malignos.De olho no potencial que a inteligência artificial tem de transformar a prevenção, o diagnóstico e tratamento de doenças, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) anunciou com exclusividade para Época NEGÓCIOS o seu mais novo projeto de IA voltado à
saúde.
Trata-se de um software de inteligência artificial capaz de identificar tumores associados ao câncer de mama por meio de imagens de ultrassom. O projeto foi desenvolvido durante o programa de Residência Tecnológica, uma parceria entre o CPQD e a PUC de Campinas com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante a pesquisa, o sistema atingiu um índice de comprovação de 80%. A ferramenta, que ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, agora busca apoio para poder ser aprimorada e, quem sabe, comercializada.
“Por meio da análise dessas imagens, a IA consegue detectar o tumor e classificá-lo como maligno ou benigno, a partir das características anatômicas dos nódulos. A iniciativa não substitui o parecer médico, que deve ter sempre a palavra final para o diagnóstico, mas pode facilitar e ser uma ferramenta importante no processo clínico”, explica Cides Bezerra, pesquisador do CPQD e um dos mentores do projeto.
Fonte: Época Negócios (28/10/2024)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".