sábado, 26 de outubro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do LinkedIn, parceria Google - Anthropic, da Intel e sobre robôs humanoides

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda multou o LinkedIn em € 310 milhões por infringir o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia ao violar a privacidade dos usuários com seu negócio de anúncios de rastreamento. O órgão regulador recusou os argumentos da companhia, que alegava ter amparo legal baseado em “consentimento”, “interesses legítimos” e “necessidade contratual” para rastrear e criar perfis de seus usuários para publicidade comportamental. A rede social também não cumpriu os princípios de transparência e justiça do GDPR. Além da multa, o LinkedIn terá três meses para colocar suas operações europeias em conformidade com a legislação. (TechCrunch)

Já a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) abriu uma investigação formal sobre a parceria do Google com a Anthropic para verificar se a colaboração sufoca a concorrência no mercado de IA. No ano passado, o Google teria concordado em fazer um investimento multibilionário na Anthropic, que já havia recebido US$ 4 bilhões da Amazon. A CMA vai decidir até 19 de dezembro se aprova o acordo ou intensifica sua investigação. (AP)

Há até bem pouco tempo a Intel era um sinônimo de processadores para PCs e de sucesso comercial, mas decisões erradas, como não comprar a Nvidia em 2005, a deixaram para trás na corrida da IA e hoje ameaçam sua sobrevivência. Descubra como a outrora gigante chegou a esse ponto. (New York Times)

Robôs humanoides como os de Musk podem ser mais úteis na indústria do que nas casas. O Optimus, o robô humanoide que Elon Musk afirma que fará as tarefas domésticas e resolverá a questão da pobreza, foi um sucesso no recente lançamento de produtos da Tesla. É provável que ele esteja a muitos anos de se tornar um produto doméstico comercializável. Mas várias empresas têm testado robôs com forma humana em armazéns e no chão de fábrica – são ambientes estruturados em que a tecnologia tem uma chance muito maior de ser bem-sucedida no curto prazo. 

Fonte: Canal Meio e Bloomberg (25/10/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".