quarta-feira, 16 de outubro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias do Google, Adobe, Apple e SpaceX

O Google anunciou seu primeiro acordo para comprar energia de pequenos reatores nucleares para atender à alta demanda de energia provocada pela popularização da inteligência artificial. A companhia se comprometeu a adquirir energia gerada por sete reatores a serem construídos pela startup Kairos Power — o até 2030 e os demais até 2035. A big tech segue a tendência de outras gigantes que também assinaram acordos com empresas de energia nuclear neste ano. A Microsoft fechou uma parceria, no mês passado, para ressuscitar uma unidade da usina Three Mile Island, na Pensilvânia, local do pior acidente nuclear dos EUA, em 1979. (Reuters)

Já a Adobe anunciou o lançamento de novas ferramentas de IA generativa para auxiliar na geração e edição de vídeos, como parte de sua plataforma Firefly. O destaque é o Firefly Video Model, que inclui funcionalidades no Premiere Pro e na web, possibilitando a criação de vídeos de cinco segundos e resolução de 720p a partir de imagens e um texto de comando. A empresa garante que suas ferramentas são seguras para uso comercial, pois foram treinadas em conteúdos autorizados e oferece o uso de credenciais de conteúdo, proporcionando maior transparência sobre direitos autorais e origem das imagens. (The Verge)

A Apple está planejando lançar um novo headset de realidade mista, com preço estimado em US$ 2.000, no próximo ano. A informação foi divulgada por Mark Gurman, da Bloomberg, e indica que o dispositivo será uma versão mais acessível do Vision Pro, que custa atualmente US$ 3.500. Para reduzir o preço, a empresa utilizará materiais mais simples, um processador menos potente e removerá o recurso EyeSight, que permite visualizar os olhos do usuário fora do dispositivo. Além disso, a Apple já planeja o lançamento de um Vision Pro de segunda geração em 2026 e avalia a introdução de óculos inteligentes e AirPods com câmeras até 2027. (TechCrunch) 

A SpaceX surpreendeu o mundo durante o teste de seu foguete Starship no fim de semana ao capturar seu propulsor no ar depois que ele voltou do espaço e pousar o resto do foguete no oceano depois de um mergulho na atmosfera da Terra. O mais recente voo de teste da Starship atingiu dois marcos importantes que a SpaceX precisava atingir no longo caminho para desenvolver um sistema de lançamento rapidamente reutilizável. 

Fonte: Meio (15/10/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".