segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Diversão: Confira dicas de tecnologia (sites e apps) para facilitar as suas viagens



Ferramentas podem ajudar em compra de bilhetes, rastreamento de bagagem e reserva de hotéis

Todo mundo que viajou no último ano provavelmente tem uma história de horror para contar. Perdeu-se a conta dos voos cancelados; quem precisasse do SAC podia ficar horas ao telefone. Em muitos lugares, os preços do aluguel de carro e das passagens aéreas dispararam. O impacto dos vários problemas econômicos originados pela pandemia — incluindo a alta nos preços dos combustíveis e as demissões motivadas por estafa — foi ainda maior no setor do turismo, e ficou mais evidente quando o público retomou as viagens e começou a sair de casa.

Assim, quase três anos depois do surgimento da Covid, ainda é preciso criatividade para planejar as férias — e é nesse ponto que entram as dicas que apresento aqui. Quando o vírus era mais letal, a preparação implicava basicamente uma pesquisa on-line para saber aonde era possível ir e o que era preciso fazer para entrar; agora, a tecnologia ajuda a tornar a viagem menos caótica e mais confortável, e a evitar os perrengues do atendimento telefônico.

No momento, a orientação mais importante para evitar perda de tempo é ignorar os aplicativos e sites de reservas por meio de terceiros, mesmo que representem economia. Isso porque se alguma coisa der errado com seu voo ou quarto de hotel, é mais uma empresa com que você terá de lidar, o que pode resultar em outras tantas horas pendurado na espera.

— Fazer reserva por intermédio de agência é pedir encrenca. Vá direto. Quanto mais gente envolvida, mais complicado fica — resume Brian Kelly, fundador do blog "The Points Guy".

Aqui vão algumas das ferramentas tecnológicas mais úteis que eu e outros especialistas estamos usando nesse estágio de "nova normalidade" da pandemia para tornar a viagem mais agradável, incluindo os aplicativos que monitoram mudanças de voo e descobrem os melhores assentos.

1) Dicas de viagem para voos mais baratos e mais tranquilos

Mesmo num momento em que a inflação está nas alturas e todo mundo vem tentando economizar ao máximo, ainda é possível fazer um bom negócio na compra da passagem sem usar uma agência. O segredo é usar serviços que monitorem os valores dos bilhetes de todas as companhias aéreas e ativar alertas para quando houver queda no preço. Para conseguir bilhetes mais em conta, o recurso favorito de Kelly é o Google Flights. Com ele, basta informar data e destino e ativar a opção de monitoramento e informe por e-mail assim que o preço cair. Então é só comprar direto com a empresa aérea.

O próximo passo é aumentar o conforto a bordo, pegando os melhores assentos entre os mais baratos. Para isso há o SeatGuru, site que permite acesso ao mapa detalhado do interior do avião mediante a inserção do número do voo. Fornece detalhes sobre cada poltrona, incluindo as que oferecem maior espaço para as pernas e as que têm reclinação mínima ou ficam bem embaixo dos compartimentos para bagagem – muito mais do que o diagrama básico da empresa revela.

Passagem comprada e assento escolhido, agora é hora de monitorar o status do voo — opção que passou a ser essencial, já que os cancelamentos e atrasos se tornaram tão comuns. Sites como o FlightAware e o Flightradar24 oferecem detalhes atualizados sobre a localização precisa da aeronave e informações sobre o histórico de pontualidade das partidas e chegadas da companhia.

Dica extra: atualmente, as salas VIP andam bem lotadas; por isso, quando Kelly chega ao aeroporto, usa o LoungeBuddy para saber qual está mais tranquila.

2) Tecnologia para se manter organizado

Nos estágios iniciais da pandemia, o viajante tinha de checar os sites de turismo para saber tudo sobre as restrições e exigências de cada destino, mas agora há um atalho. Henry Harteveldt, fundador do Atmosphere Research Group, firma de análise de viagens de São Francisco, usa o JoinSherpa.com, que reúne tudo que é preciso em matéria de burocracia para uma rota específica. Se você for ao Chile a partir dessa cidade norte-americana, por exemplo, o site lhe dará todos os documentos e regras de quarentena para entrar no país e entrar de volta nos EUA.

Ainda assim, gerenciar os documentos necessários e os itinerários da viagem pode ser complicado, já que é um volume maior de informações a que estamos acostumados. Uso várias ferramentas para manter tudo organizado.

Para os trajetos, minha favorita é a TripIt, que procura rotas e reservas de hotel e de aluguel de carro na caixa de mensagens, reunindo em seguida essas informações em uma linha do tempo única e bem organizada.

No meu planejamento, ela se encaixa da seguinte maneira: tenho um endereço de e-mail só para os percursos de viagem. Depois de fazer a reserva do voo, do carro alugado ou do hotel, encaminho a confirmação para ele, e o TripIt automaticamente pesquisa essa caixa postal e atualiza a linha do tempo.

Em relação aos documentos de saúde, sempre levo comigo duas opções digitais do meu certificado vacinal, caso haja alguma confusão: o primeiro é o QR code fornecido pela Secretaria de Saúde Pública da Califórnia, que vai para o aplicativo Carteira Digital do celular; o segundo é uma foto do comprovante físico, que mantenho no aplicativo de notas, para ficar mais fácil de achar.

3) Rastreamento de bagagem

A falta de funcionários nos aeroportos e a alta na demanda das viagens aéreas levaram a um pico de incidentes de perda de bagagem, o que torna os rastreadores sem fio, como o Tile e o AirTag da Apple, ainda mais úteis. São localizadores minúsculos que podem ser inseridos em uma das malas e, caso ela se perca, você pode abrir o aplicativo Tile ou Find My no smartphone para saber sua localização aproximada no mapa.

Mesmo que sua bagagem não tenha se perdido, o recurso representa paz de espírito.

— Viajei recentemente à Europa, e meu AirTag me mostrou exatamente onde estava minha mala quando cheguei a Paris — conta Kelly.

4) Aposte nos aplicativos de hotéis

Para gerenciar as reservas, vale baixar o aplicativo do hotel, se houver. Esse detalhe é especialmente importante, agora que muitas cadeias grandes permitem o check-in por ele, e, quanto antes você o fizer, mais depressa seu quarto ficará pronto.

— É bom não pular essa parte porque, se você esquecer o check-in e aparecer várias horas depois do horário por conta de um atraso no voo, o hotel pode muito bem ter oferecido seu quarto a outro hóspede — conclui Kelly.

Fonte: The New York Times e O Globo (26/08/2022)

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