sexta-feira, 9 de setembro de 2022

TIC: Novo WiFi 6 já tem sucessor, o WiFi 7 que atinge 5 Gbps e com promessa de uso em 2024



WiFi 7 atinge 5 Gbps com promessa de uso em 2024

A Intel e Broadcom fizeram uma demonstração de funcionamento do WiFi 7 em um sistema com equipamentos de diferentes fornecedores, com taxas de transferência próximas a 5 Gbps e baixa latência. Embora reconheçam a lenta disseminação do WiFi 6, e mais ainda do WiFi 6E, as empresas acreditam que até o final de 2024 o WiFi 7 começará a ser embarcado em smartphones e PCs. 

“O ecossistema está pronto. O WiFi 7 oferece capacidade extraordinária e velocidades muito rápidas”, destacou o vice-presidente da Divisão de Conectividade Sem Fio da Broadcom, Vijay Nagarajan, durante a apresentação feita para a imprensa. 

Para apresentar o teste, as duas empresas usaram um laptop equipado com um processador Intel Core i5, a solução de WiFi 7 e um ponto de acesso WiFi 7 da Broadcom. O resultado foi velocidade masi de duas vezes acima das obtidas com o WiFi 6E, que também se vale da faixa de 6 GHz. 

“É a primeira vez que demonstramos a interoperabilidade entre fornecedores diferentes e velocidades de multigigabits. A colaboração da indústria é essencial para garantir que cumpramos as promessas desta nova tecnologia sem fio”, emendou o CTO Wireless da Intel, Carlos Cordeiro.

Ele destacou que o melhor uso é da faixa completa de 6 GHz, como previsto pela Anatel no caso do Brasil. No teste, foi usado um canal de 320 MHz na mencionada faixa. Segundo as empresas, o WiFi 7 também garante latências pelo menos 100 vezes abaixo das atuais, o que sinaliza usos em realidade aumentada e virtual, streaming de mídia 16K de ultra-alta definição e jogos. 

Fonte: Convergência Digital (08/09/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".