segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Fundos de Pensão: Grupo de EFPCs teve retorno médio de 1,09% em agosto. Sistel ainda não divulgou seus resultados

 


Levantamento realizado pela consultoria de investimentos Aditus junto a um grupo de 120 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), com patrimônio somado de R$ 307 bilhões, apurou que o mesmo teve uma rentabilidade média de 1,09% no mês de agosto. É o melhor resultado dos últimos três meses, pois a rentabilidade média do grupo foi de 0,98% em julho e de -0,26% em junho. 

No acumulado do ano até agosto, o grupo teve uma rentabilidade média de 7,10%, contra 4,95% no mesmo período de 2021. Já nos 12 meses até agosto deste ano a rentabilidade média foi de 9,69%, contra 8,78% no mesmo intervalo de 12 meses até agosto de 2021.

O levantamento é feito mensalmente pela consultoria, mapeando os investimentos das EFPCs em 12 classes de ativos, seguindo os padrões de investimentos adotados pela maioria das fundações. Das 12 classes mapeadas, nove tiveram rentabilidade positiva no mês e apenas três tiveram rentabilidade negativa. 

Os três melhores desempenhos de agosto, na média, foram de fundos de investimentos imobiliários (FIIs), renda variável ativa local e renda variável passiva local, com retornos de 7,25%, 6,86% e 6,18%, respectivamente. Os três piores desempenhos de agosto foram de renda variável no exterior, renda fixa no exterior e fundo de investimentos em participações (FIPs), com retornos de -2,40%, -0,18% e -0,01%, respectivamente. 

Da carteira de investimentos de R$ 307 bilhões em agosto, 48% estavam em planos BDs, 23% em planos CDs e 29% em planos CVs, mesmos percentuais do mês anterior. Já em relação aos 369 planos, 36% eram BDs, 38% CDs e 26% CVs, também mesmos percentuais do mês anterior. 

Análise - Na análise da Aditus, “o mês de agosto foi marcado, mais uma vez, por elevada volatilidade e aversão ao risco nos mercados globais. Nos Estados Unidos, o discurso do presidente do FED não deixou dúvidas de que a taxa de juros americana continuará subindo, embora não haja indicação de qual será o tamanho do próximo aumento. Nesse contexto, os investidores reduziram as apostas em um cenário de corte de juros ano que vem” 

Segundo a análise da Aditus, “no Brasil, a curva de juros recuou de maneira relevante, refletindo a convergência de entendimento entre o mercado e o BC de que o atual nível da taxa SELIC, alterada no início do mês para 13,75%, é suficiente para levar a inflação para a meta no horizonte relevante da política monetária. Neste contexto, o mercado já precifica a possibilidade de continuidade do ciclo de alta na Selic, além dos 13,75%. A sustentação da atividade econômica no curto prazo, bem como a dinâmica ainda desfavorável dos núcleos de inflação e expectativas acima da meta não devem permitir um corte de juros tão cedo”. 

Fonte: Investidor Institucional (16/09/2022)

2 comentários:

  1. Bom dia, após o acordo entre Sistel e Fenapas qual o valor do superávit 2016 a ser pago aos sistelados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo cálculo de alguns colegas especialistas, deve girar em torno da metade do valor que está sendo recebido atualmente.

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".