segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Aposentadoria: Cinco passos para obter uma boa aposentadoria

 


Listamos cinco decisões de carreira e de vida que você precisa tomar hoje para ter um futuro melhor

Se o seu eu do futuro pudesse te dar um conselho sobre a aposentadoria, qual seria? Pediria para você economizar mais? Para apostar alto naquela ideia de negócio que você teve, mas desistiu de colocar em prática porque era muito ousada? Para muita gente, aposentadoria é assunto para ser tratado depois. O problema é que o “depois” acaba se transformando em meses, anos, e o tempo curto de contribuição vai estreitando as chances de acumular mais pagando pouco.

Sim, a equação tempo de contribuição versus valor alocado e rentabilidade é implacável, por isso, algumas decisões não deveriam ser adiadas. Elas são marcos na vida que, somados, terão um peso importante sobre a maneira como vai viver no futuro. Listamos cinco passos e cinco reportagens da Inteligência Financeira para você se inspirar e caminhar na direção do futuro que sempre sonhou.

Crie sua reserva de emergência

O primeiro passo para uma boa aposentadoria é a formação - e manutenção - da reserva de emergência. Esse é um assunto que vale repisar sempre que possível porque é a sustentação da sua vida financeira. É aquela reserva amiga que vai te acompanhar durante toda a vida, te salvando em momentos de dificuldade para que você não precise tirar dinheiro da aposentadoria para consertar o motor do carro.

Invista em previdência complementar

O segundo passo é começar a investir, de fato, em uma previdência complementar. Você já começou? Esse é um momento crucial por duas razões: primeiro porque quanto antes começar, mais o relógio trabalhará a seu favor. Segundo porque sua capacidade de abrir mão de gratificações imediatas em nome de um objetivo maior diz muito sobre sua resiliência e disciplina - competências que o seu eu do futuro vai agradecer por você ter desenvolvido hoje.

Estabeleça metas financeiras

O terceiro passo é sobre metas financeiras: quando passou a estabelecê-las na sua vida? Quais são seus sonhos, que experiências não abre mão de ter, o que é viver bem para você? Pretende se casar ou ter filhos? Estudar, morar fora? Comprar uma casa? Escolher um caminho significa abrir mão de todos os outros e ele te levará para algum lugar. É claro que corrigir rotas faz parte da jornada, mas ter sucesso no futuro é mais sobre boas escolhas no presente do que sobre sorte ou acaso.

Forme uma carteira diversificada

O quarto passo é montar uma carteira de investimentos balanceada, respeitando seu perfil de investidor e diversificando seus ativos. Eles precisam dar match com os objetivos que você listou no terceiro passo. Acompanhar o desempenho deles no mercado, fazer rebalanceamentos e contar com parceiros confiáveis para te guiar nessa jornada é fundamental. Informação e conhecimento também são fundamentais, então estude sempre, usando as melhores fontes.

Cuide de sua saúde

O quinto passo é cuidar da sua saúde. Atividade física faz parte da sua rotina? Alimentação saudável, visitas regulares ao médico, um bom plano de saúde são prioridade para você? Está buscando equilíbrio emocional ou trabalhando demais? Embora essa não seja necessariamente uma decisão de carreira, fará toda a diferença se você escolher se aposentar com saúde. E essa é a meta. Afinal, faz tempo que aposentadoria deixou de ser sinônimo de chuteiras penduradas e você com certeza vai poder fazer muitos gols nessa nova jornada. Comece hoje e agradeça a si mesmo amanhã.

Fonte: G1 (16/09/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".