quinta-feira, 29 de setembro de 2022

TIC: Core de rede 4G/5G do CPQD passa em teste de interoperabilidade com estações radiobase

 


TC2n, plataforma de core de rede convergente 4G/5G, com diferentes modelos de estações radiobase 5G e 4G da Telesys/Baicells

O CPQD acaba de realizar com sucesso uma série de testes de integração de sua solução C2n, plataforma de core de rede convergente 4G/5G, com diferentes modelos de estações radiobase 5G e 4G da Telesys/Baicells. Lançada em agosto, a plataforma C2n tem como objetivo ampliar a conectividade de redes privativas, em diversas verticais, e serviços FWA (Fixed Wireless Access, ou acesso fixo sem fio), proporcionando maior flexibilidade para a cobertura de grandes áreas e habilitando o potencial de uso de Internet das Coisas.

“Uma das principais características da solução C2n é a sua interoperabilidade com diversos vendors”, afirma Luiz Spera, gerente de Estratégia de Mercado Telecom do CPQD. “Por isso, realizamos testes de integração com modelos diferentes de estações radiobase Telesys/Baicells, tanto 5G como 4G, visando garantir aderência ao padrão 3GPP, compatibilidade com procedimentos dessas redes e, ainda, elevada capacidade de transmissão”, acrescenta.

Entre os diferenciais do C2n, Spera destaca a implantação simples e em tempo recorde, a gestão orientada à segurança e usabilidade. “É uma solução bastante flexível, agnóstica e modular, que não depende de fornecedores específicos ou de uma infraestrutura de TI muito pesada”, ressalta.

Nos testes com os equipamentos Telesys/Baicells realizados no laboratório do CPQD, o C2n foi instalado em máquina virtual, com configuração básica de 4 CPUs, 4 GB de memória RAM e 30 GB de armazenamento. “Os testes mostraram que, com a plataforma de software C2n, é possível implementar um core de rede privativa 4G ou 5G sem necessidade de um hardware muito poderoso”, conclui Spera.

Marco Szili, CEO da Telesys, parceira oficial da Baicells no Brasil, destaca a importância da integração realizada no CPQD. “É um passo significativo para a consolidação da solução com small cells em LTE 4G/5G para redes privativas. Com esse core de rede, de custo acessível e facilidade de instalação e de uso, essa solução ganha um impulso importante”, afirma.

Fonte: IP News (26/09/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".