quarta-feira, 21 de setembro de 2022

TIC: Como ativar um eSIM do iPhone com linhas das operadoras Claro, TIM e Vivo

 


Falamos com as três principais operadoras para lhe ajudar a entender melhor como funciona a ativação do eSIM no iPhone

Desde o lançamento dos iPhones XS, XS Max e XR, a Apple oferece a possibilidade de usar um plano celular através do eSIM, também conhecido como chip eletrônico.

Com ele, você não precisa usar o tradicional chip/cartão físico e pode desfrutar de vários benefícios, como uma maior segurança em casos de roubos ou furtos (já que o chip não pode ser fisicamente removido do aparelho) e a praticidade de armazenar vários eSIMs no mesmo telefone (no caso do iPhone, até oito).

Posts Relacionados:

Com o lançamento dos iPhones 14, a Apple está impulsionando a adoção dessa tecnologia — já que nos modelos vendidos nos Estados Unidos, não temos mais uma bandeja para cartão SIM.

Para facilitar a sua vida, separamos abaixo todas as informações sobre a ativação do eSIM nas principais operadoras do Brasil: Vivo, Claro e TIM. As informações abaixo foram apuradas pelo MacMagazine diretamente com essas três operadoras:

Vivo

A Vivo afirma que, desde 2018, a ativação do eSIM na operadora é feita de forma gratuita para smartphones e smartwatches. Para usar o chip eletrônico na operadora, é possível solicitar um atendimento em uma das lojas físicas ou pelo WhatsApp, com um consultor da empresa (pelo chamado Vivo Em Casa).

No site da operadora, consta a informação de que o eSIM pode ser usado nos planos pós-pago, controle, pré-pago e Easy. Nesse último caso, é necessário ativá-lo usando o cartão SIM físico e posteriormente, fazer a migração para o eSIM.

Claro

A Claro afirma que, desde 2016, oferece a possibilidade de usar o eSIM nas suas redes. Segundo a empresa, para usufruir do recurso, basta ter um smartphone compatível, fazer a solicitação do “e-Chip” (que custa o mesmo valor dos SIMs tradicionais) e ativá-lo em uma das lojas da operadora ou pelo site.

Sobre os planos compatíveis, a página do serviço deixa explícito que é possível usá-lo nos planos pós-pago, pré-pago, controle, controle fácil, combo multi, flex e Claro internet móvel. O site também deixa a entender que a solicitação online é válida somente para os planos pré-pago e controle.

TIM

A TIM informou que a troca de um chip físico para um eSIM custa R$15 (independentemente se a pessoa já for ou não cliente da operadora) e pode ser feita em uma das suas diversas lojas. Assim como a troca, a ativação de um eSIM deve ser feita pessoalmente, ou seja, neste primeiro momento, não é possível ativar um eSIM da TIM de forma remota.

A operadora também deixa claro que os clientes que quiserem usar o eSIM poderão usufruir dos mesmos planos oferecidos para aqueles que usam um SIM card físico.

Migração de um eSIM para um iPhone 14

Também questionamos as três operadoras sobre a questão de migrar um eSIM de um iPhone atual (como um iPhone 12 ou 13) para um iPhone 14, mas somente a TIM nos respondeu:

Se o cliente ainda possui o código QR de ativação do seu eSIM, basta deletar o perfil no seu aparelho anterior e ler o código QR no modelo novo. Lembrando que, para ativação, é preciso estar conectado a uma rede Wi-Fi.

Apesar de a TIM informar que é preciso estar conectado a uma rede Wi-Fi, a Apple deixa claro que, no caso dos iPhones 14 que contam somente com o eSIM (ou seja, sem uma bandeja para SIM físico), é possível ativar um plano sem estar conectado nessas redes.

Algumas operadoras mundo afora também oferecem a possibilidade de transferência rápida de uma linha de eSIM na hora em que você for ativar o novo dispositivo, além de poder transferir um SIM físico para um eSIM. Porém, na página de suporte da Apple, não consta (ao menos por ora) nenhuma operadora brasileira na lista de compatibilidade.

Fonte: Mac Magazine (20/09/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".