quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

TIC: As principais noticias relativas ao cotidiano digital



Hoje com notícias sobre novos golpes, Twitter, Instagram, TikTok, Google e OpenAI

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança e provoca o bloqueio de pagamentos via aproximação, no celular ou no cartão físico. As máquinas infectadas passam a detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro, que pede para que o consumidor insira um cartão físico, a fim de fazer o pagamento. Nem o lojista e nem o cliente percebem que se trata de um golpe. Ao usar o cartão físico, a vítima tem os dados capturados, e o cartão pode ser clonado. O consumidor que se deparar com a situação deve buscar alternativas, como pagamento via PIX ou dinheiro e sempre verificar os comprovantes de valores emitidos nas faturas de cartão. (g1)

Elon Musk tem nos planos uma reviravolta radical na rede social: transformar o Twitter em uma plataforma de pagamentos. O bilionário trabalha para que os usuários possam fazer compras e realizar transferências monetárias a partir do Twitter Payments. o sistema de pagamentos deve ser lançado primeiro com moedas convencionais para, depois, ter uma função que agregue também as criptomoedas. 

Já os cofundadores do Instagram, que, atualmente, são donos de uma startup que explora apps de última geração, estão lançando uma ferramenta com foco na leitura de notícias que usa IA para entender os interesses do usuário, chamado de Artifact. O programa apelidado de “TikTok para texto” lembra outras plataformas como antigo Google Reader ou mesmo o Twitter. (Época Negócios)

Mais uma vez o TikTok está no centro das atenções da política dos EUA. O app de entretenimento, que parece ser inofensivo com seus vídeos de gatinho e dancinha, pode estar influenciando jovens politicamente de acordo com o que a empresa quiser. Desenrola, bate, joga de ladin’ e vem com Pedro Doria e Cora Rónai discutir o futuro da plataforma. (YouTube)

O Google vem pregando há anos que o futuro está na inteligência artificial (IA) conversacional. O futuro chegou, mas quem saiu à frente foi a OpenAI, com o ChatGPT, que tem ocupado as manchetes desde seu lançamento no final de 2022 e receberá da Microsoft um poderoso investimento de US$ 10 bilhões. O ChatGPT e outras formas de IA só vão melhorar, e devemos nos acostumar A mente humana ainda tem dificuldades de acompanhar o avanço da inteligência artificial. A atual revolução dos Grandes Modelos de Linguagem, ou LLMs, como o ChatGPT, resultou do advento das “redes neurais transformadoras” aproximadamente em 2017.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (01/02/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".