segunda-feira, 20 de abril de 2020
TIC: Aplicativo de celular vai mostrar a propagação da doença do coronavírus no Rio
O app foi elaborado por um grupo de médicos, pesquisadores e cientistas em apenas 25 dias
Um aplicativo que usa inteligência artificial vai identificar os locais de concentração da transmissão da Covid-19 e acompanhar a evolução da imunidade da população. O levantamento começará pelo Estado do Rio e será usado pelo governo para ajudar na elaboração de estratégias de enfrentamento à pandemia.
Desenvolvido sem fins lucrativos pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e pela empresa de tecnologia Zoox Smart Data, o aplicativo Dados dos Bem — já disponível para Android e IOS — foi elaborado por um grupo de médicos, pesquisadores e cientistas em apenas 25 dias. Na plataforma, o participante preenche um questionário para identificar se ele tem os sintomas do coronavírus. Se as chances de contaminação forem altas, a pessoa pode ser convidada a agendar, gratuitamente, um exame com horário e dia específicos.
Caso o resultado do teste seja positivo, o aplicativo poderá indicar as cinco pessoas com quem teve maior contato nos últimos dias para que essas também respondam às perguntas.
Em nota, o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, que está em quarentena, disse que o projeto vai permitir acompanhar a curva de casos de forma mais imediata e identificar as regiões de maior concentração. Para ele, a tecnologia é um exemplo de “como a sociedade e as instituições públicas e privadas estão unidas na missão de salvar vidas”.
Médico e pesquisador do IDOR e da Fiocruz, Fernando Bozza diz que com os dados da plataforma será possível traçar estratégias para a saída progressiva do isolamento social:
— Estamos longe de ter uma perspectiva de retorno completo a uma situação de normalidade. Mas ter capacidade de acompanhar com mais detalhes esse quadro localmente e globalmente vai permitir fazer o ajuste da retomada.
O objetivo do aplicativo é o entendimento coletivo da propagação da doença.
— A expectativa é ter um volume de dados interessante já nos próximos cinco dias — disse Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data. — Estamos conversando com governos de outros estados para ampliar o levantamento.
Fonte: O Globo (20/04/2020)
Postado por
Joseph Haim
às
19:19:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
TIC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".