quarta-feira, 15 de abril de 2020

Fundos de Pensão: INSS rompe acordo com a Abrapp que garantia acesso de EFPCs ao Sisobi (Controle de Óbitos)



Entidades ficarão sem informação do INSS sobre óbitos de seus participantes e assistidos

Durou apenas dois anos o acordo de cooperação entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) que permitiu o acesso das filiadas da Abrapp, desde fevereiro de 2019, ao banco de dados do Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi), operado pela Dataprev. 

Negociado desde o início da década e formalizado em abril de 2018, o trato foi rompido de forma unilateral pelo INSS no último dia 9, com base na Resolução 4 do comitê gestor do Sistema Nacional de Registro Civil (Sirc), de 28 de maio do último ano, que vedou o compartilhamento de dados do Sirc com entidades privadas. 

Responsável pela coleta de informações de óbitos nos cartórios de registro civil, o Sisobi é utilizado pelo INSS para a atualização constante do seu Sistema Unificado de Benefícios (SUB). 
Da mesma forma, o Sisobi vinha sendo utilizado pelas associadas da Abrapp para minimizar riscos de pagamentos indevidos de benefícios. 

Procurada pela Investidor Institucional, a Abrapp não quis comentar o episódio. 

Fonte: Investidor Institucional (14/04/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".