sexta-feira, 12 de março de 2021

Comportamento: Na China, no maior mercado autônomo do mundo, cliente é monitorado em tempo integral e suas compras debitadas automaticamente



Estabelecimento usa a tecnologia da AiFi, que conta com câmeras de alta resolução para monitorar o que os fregueses fazem

Imagine que hoje é dia de fazer compras no mercado. E ele está cheio. Mas tudo o que você precisa fazer é pegar os produtos, botar em sua sacola e simplesmente ir embora. Não precisa passar no caixa, nem nada. O pagamento é feito pelo celular em tempo real, e a nota fiscal é emitida no próprio aparelho.

Pois é exatamente assim que funciona o sistema de compras na maior loja autônoma do planeta, um mercado, que acaba de ser inaugurado em Xangai.

Com 371 metros quadrados, o estabelecimento usa a tecnologia da AiFi, que conta com câmeras de alta resolução para monitorar o que os fregueses fazem. Ao entrar, a pessoa precisa apenas escanear seu cartão ou o aplicativo da AiFi, que ficam salvos no sistema. Este detecta quando o cliente pega um produto para levar, e automaticamente o inclui no carrinho de compras digital no celular. Quando ele sai, o pagamento é efetuado direto no smartphone, e o recibo é enviado.

O sistema é diferente das lojas autônomas da Amazon Go, por exemplo, onde as pessoas precisam ler um QR Code ao entrar na loja.

Segundo Steve Gu, diretor executivo da AiFi, disse ao site Business Insider, basta "praticamente entrar na loja, pegar os produtos e sair". E, como a tecnologia é toda baseada em câmeras, sem a necessidade de sensores nas prateleiras, a empresa diz ter reduzido em 60% os custos de instalação da tecnologia.

O sistema também ajuda a loja a entender as preferências dos clientes, coletando dados sobre os produtos mais procurados, e quanto tempo uma pessoa passa diante de uma prateleira até se decidir a levar um item.

Na loja em Xangai, mais de 200 câmeras monitoram 6 mil  produtos diferentes.

Fonte: Época (28/02/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".