Relatório da REDEL 205ª do Conselho Deliberativo da SISTEL
Considerando o momento de pandemia e respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto à necessidade de isolamento social, esta reunião foi realizada através de vídeo conferência. Abaixo os assuntos apresentados;
1- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Foi apresentado pelo Presidente da Sistel um Projeto estratégico para o período de 2021 a 2026. Este planejamento ressalta o Assistido como polo importante na visão da organização, pois, esta massa populacional é a base da Fundação Sistel.
2- RESULTADO DAS AVALIACOES ATUARIAIS DE 2020 – Pontos relevantes apresentados pelo atuário da MERCER, apesar da pandemia, todos os planos administrados pela Sistel, neste ano, foram superavitários, inclusive o PAMA. Os planos com melhor resultado foram, PBS-A com um resultado de 15,69% totalizando em R$454.712.842,10 enquanto sua meta atuarial era de 9,76% e o PBS CPqD com um resultado de 10,70% sendo sua meta atuarial de 9,76%. Este resultado positivo dos planos foi em função dos investimentos terem sido a aplicação em fundos atrelados ao IGPM, cujo resultado deste índice foi citado no relatório anterior. Para efetuar uma análise atuarial com maior precisão no que se refere à taxa de mortalidade do Plano PBS-A, a Mercer segregou no respectivo grupo os aposentados por invalidez por representar uma média de idade (68,9 a) menor em relação ao restante do grupo (74,5 a) e, inclusive usando tábuas diferenciadas para cada grupo, cujo reflexo foi mais assertivo entre a estimativa e o ocorrido no ano de 2020. Neste ano ocorreram 493 óbitos de assistidos e um acréscimo de 150 pensionistas, donde se conclui a cessação de 343 benefícios no plano do PBS-A. O benefício médio deste plano é de $2.501,00. Para os outros planos mantiveram a mesma rotina de análise.
3- DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - Foram apresentadas as demonstrações contábeis de 2020, juntamente com a recomendação através de parecer do Conselho Fiscal, Auditoria Independente KPMG e Comitê de Auditoria para deliberação pelo Conselho, inclusive no que se refere às Notas Explicativas do balanço, manifestando sua aprovação sem ressalvas.
4- ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DOS PLANOS – Foram mantidas, para todos os planos, as mesmas políticas de investimento para o ano de 2021, concentrando os investimentos em Renda Fixa.
5- POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO – O objetivo da PO CONIN 600/001/21, é estabelecer a política, suas diretrizes e princípios que devem nortear a condução dos negócios da Sistel em suas relações com seus colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores.
6- RESULTADO DAS METAS DO DIRETOR PRESIDENTE DE 2020 – Foram apresentadas 5 metas com peso variando de 10% a 20%. O Diretor Presidente apresentou aos Conselheiros o relatório das metas que lhe foram estabelecidas pelo Conselho Deliberativo para 2020, cujo cumprimento foi avaliado pelo colegiado.
7- RESULTADO DAS METAS AUDITORIA INTERNA 2020 E PROPOSTA DE METAS DE 2021 – Foram apresentados os trabalhos de auditoria na parte de fraudes para as áreas assistencial, tesouraria e elaboração de contratos. A função da auditoria interna é prever os impactos significativos nas elaborações de validação de regras e fluxos de trabalho a partir de concessão de este antecipar os possíveis impactos..
8- RESULTADO PESQUISA DE SATISFAÇÃO – A OPINIÃO, empresa contratada para executar o serviço de tele pesquisa no âmbito da Sistel apresentou o resultado da pesquisa de satisfação do ano de 2020. Foram consultados 2788 Assistidos, 321 Ativos, 17 representantes de Associações e 5 Patrocinadoras. Apresentou um gráfico comparativo desde 2015 (88,5%) em que houve crescimento de satisfação com a Fundação Sistel. Sendo que no ano de 2020 o percentual refere-se a 95,2%. Foi ressaltado que os representantes das associações possuem 100% de confiabilidade e credibilidade na Sistel, e que 96% dos assistidos estão satisfeitos com a Sistel. A pesquisa completa brevemente será divulgada no portal da Sistel.
9- IMPACTOS DA COVID-19 (SISTEL PBS-A E PAMA) – Todos os colaboradores estão desenvolvendo suas atividades em Home Office, sem alterar a rotina da Fundação. Houve um crescimento da taxa de mortalidade em 10,7% em relação ao previsto atuarialmente.
DADOS DA POPULAÇÃO DO PAMA NA COVID-19
PERÍODO | INTERNAÇÕES | ÓBITOS |
Março a Agosto de 2020 | 333 | 60 |
Setembro a Fevereiro de 2021 | 351 | 52 |
TOTAL | 684 | 112 |
10- . ANDAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL – o diretor presidente apresentou o andamento do processo eleitoral e, informou que as senhas não serão encaminhadas pelo correio a exceção de 425 assistidos, que não possuem email e celular cadastrados na Fundação. Informou a mudança no processo eleitoral com a criação da figura de Substituto na composição da chapa dos conselhos bem como o envio das senhas através do portal na área restrita do assistido. Dia 03/03 serão encaminhadas as senhas para votação através de SMS e Email.
Relatório elaborado pelos conselheiros Ezequias, Burlamaqui, e Flordeliz, conselheiros representantes da FENAPAS.
Fonte: Fenapas (26/02/2021)
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