Com uso de Inteligência Artificial e Machine Learning, a Inteligência de Decisão consegue processar grandes quantidades de dados de toda a empresa.
Muitas empresas já fazem uso de Business Intelligence (BI) para tocar seus negócios. Se a adoção de plataformas de BI permite às organizações acharem um rumo para as decisões de determinado setor, como expandi-las para toda a companhia? É aí que entra a Inteligência de Decisão (ID).
Esse conceito “é a capacidade da empresa de processar grandes quantidades de dados para tomar decisões”, comenta Nicole France, analista da Constellation Research, para um artigo do site CIO.com. Porém, o que o diferencia de Business Intelligence é o contexto.
As plataformas de BI reúnem os dados do passado para, assim, uma pessoa tentar interpretá-los e tomar uma decisão. É uma tecnologia que não possui “parceiras” para facilitar a contextualização de informações mais complexas, por exemplo.
Então temos a Inteligência de Decisão, que vai usar Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para prover dados mais entendíveis, descomplicando análises mais complexas e agilizando uma tomada de decisão.
Seria como você assistir sempre filmes de terror na Netflix e, além da plataforma recomendar títulos que poderiam te agradar, se antecipar e mandar uma notificação sobre um lançamento do gênero. Provavelmente você verá de forma positiva essa experiência.
Assim é a expectativa com a Inteligência de Decisão. Para os tomadores de decisão, é ter um contexto, já que a grande quantidade de dados fornece “um grau de complexidade que é difícil de acertar”, ressalta France.
Por que as empresas estão apostando na Inteligência de Decisão?
A Inteligência Artificial foi uma das tecnologias de destaque desde o início da pandemia de COVID-19. Uma pesquisa da 451 Research mostrou que 95% das empresas entrevistadas associam a IA com transformação digital.
Dentre os diversos casos de uso da tecnologia, muitas organizações têm adotado a Inteligência Artificial em plataformas de Data & Analytics (contamos até 5 tendências para sua empresa ficar de olho em 2021 neste artigo do Mundo + Tech).
Já um estudo divulgado este ano pela RevealBI mostrou que 41% das empresas pesquisadas buscam tomar decisões baseadas em dados interpretados por IA. Enquanto isso, 16% esperam incorporar Machine Learning nos próximos anos quando 6% já fazem uso da tecnologia.
Quando uma empresa integra essas duas tecnologias a um dashboard analítico, ela vai permitir que a pessoa responsável pela tomada de decisão saiba prever e recomendar estratégias a qualquer momento e em qualquer lugar – de maneira fácil e inteligente.
A adição de IA ou ML a uma plataforma de inteligência de negócios permite que o software evolua para uma plataforma de inteligência de decisão, fornecendo contexto, previsões e recomendações para quando (e onde) o tomador de decisão precisar.
A popularização da Inteligência de Decisão nos negócios chamou até a atenção da consultoria Gartner. Até 2023, a previsão é que mais de um terço de grandes organizações terão analistas usando essa abordagem nas operações e processos.
Dois exemplos do uso de ID em organizações
Como já citamos, a Inteligência de Decisão não somente ajuda uma empresa a tomar as melhores decisões, mas possibilita fazê-las com agilidade. Abaixo, confira dois casos destacados pelo site CIO.com de empresas que fazem uso dessa abordagem.
– Departamento de Veículos Motorizados na Califórnia:
O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês para Department of Motor Vehicles) – o correspondente ao nosso Detran – começou a implementar processos inteligentes em suas operações quando a pandemia atingiu os Estados Unidos.
Então, para evitar que pessoas passassem muito tempo dentro do DMV para pegar suas habilitações, a entidade usou Inteligência de Decisão para agilizar o atendimento, uma vez que a o estado passou a emitir carteiras de habilitação digitais.
Com a abordagem, o DMV reduziu a espera por atendimento presencial de 27 para 10 minutos. Além disso, diminuiu o uso de papel para evitar a transmissão do coronavírus e desenvolveu um chatbot para responder dúvidas básicas de clientes e funcionários.
– Cato Networks:
A Cato Networks adotou a Inteligência de Decisão para prover maior segurança cibernética. Com o uso de IA e ML, os analistas conseguem prever a probabilidade de um domínio e endereço de IP serem maliciosos.
Isso possibilitou a equipe responsável em detectar ameaças a priorizar quais serão investigadas. Muito porque a plataforma de ID ajudou a criar um modelo de reputação. Em mais de um ano com essa abordagem, a Cato mantém um baixo índice de falso positivo.
Fonte: Mundo + Tech (05/03/2021)
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