segunda-feira, 15 de março de 2021

INSS: Saiba como resolver problemas no INSS usando o app Meu INSS e com isso Ficando em Casa



A piora da pandemia no Brasil fez com que muita gente voltasse a se enclausurar dentro de casa. Se você precisa resolver alguma questão pendente no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), saiba que dá para receber atendimento remoto em alguns casos (como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional).

O órgão conta com a plataforma Meu INSS, que pode ajudar bastante enquanto as coisas não voltam ao normal.

Além dela, alguns atendimentos também podem ser feitos na Central 135.

O Meu INSS pode ser acessado pelo navegador do computador e pelo smartphone, após o download do aplicativo disponível na Play Store e App Store. Na plataforma, são oferecidos mais de 90 serviços, sem que você precise sair de casa.

Como acessar

Para conhecer a ferramenta, entre na seção Meu INSS no site do instituto ou instale o aplicativo Meu INSS no celular. Depois é preciso fazer um cadastro e obter uma senha. Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos.

No site do INSS e na Central 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h), é possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços.

Serviços do Meu INSS

No Meu INSS, o cidadão pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Um dos documentos que podem ser enviados pela internet é o atestado médico.

Para isso, é preciso acessar o Meu INSS e selecionar a opção "Agendar Perícia". Selecionar "Perícia Inicial" e quando aparecer a pergunta "Você possui atestado médico?", responder sim e anexar no portal.

Concessão e prorrogação do auxílio-doença

Entres os serviços disponíveis no Meu INSS estão:

  • aposentadoria por idade;
  • aposentadoria por tempo de contribuição;
  • salário maternidade;
  • pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • seguro-desemprego do pescador artesanal;
  • benefícios assistenciais;
  • certidão de tempo de contribuição;
  • alterar local ou forma de pagamento;
  • cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • recurso e revisão, entre outros.

Após fazer a solicitação, é possível acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Cumprimento de exigência

O INSS diz que quem receber um SMS (mensagem de celular) ou e-mail informando que existe alguma pendência, não precisa se preocupar (cuidado com phishing). Pelo Meu INSS é possível enviar o documento fotografado ou digitalizado para dar continuidade ao processo.

Fonte: Tilt (14/03/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".