terça-feira, 23 de março de 2021

Comportamento: CNH vencida ou a vencer na pandemia? Saiba o que fazer e como solicitar a renovação sem sair de casa

 


CHNs vencidas em 2020 ganharam mais um ano de validade e as renovações estão sendo feitas por plataformas digitais. Para validade em 2021, os prazos continuam normais

Em 2020, muita gente viu sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencer durante a pandemia e não soube o que fazer. Com Detrans fechados em muitos estados, a dificuldade para resolver esse problema virou uma dor de cabeça. Mas, afinal, como resolver isso?

Antes de tudo, é preciso relembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permitiu que os motoristas com CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro de 2020 ficassem liberados para rodar sem qualquer punição.

Em dezembro do ano passado, o mesmo Contran criou uma resolução para que os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganhassem mais um ano de validade. Com isso, a renovação das CNHs expiradas no período ocorrerão de forma gradual, de acordo com um cronograma estabelecido nesse documento do Contran.

Portanto, se a sua CNH venceu em março do ano passado, você tem até o final deste mês. E assim sucessivamente para todos os meses.

CNH vencida em 2021

As CNHs que vencem em 2021 terão o processo de renovação normal, ou seja, até um mês depois do vencimento para efetuar a renovação. Por enquanto, não há nenhuma resolução que prorrogue este prazo como houve para os motoristas com validade em 2020.

Como renovar a CNH após o vencimento?

"Desde o início da pandemia, o Detran.SP está com um mecanismo que se chama "Renovação Simplificada" que é feito pela internet e a CNH é enviada de forma digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)" explica Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran.SP à Autoesporte.

O app CDT é padrão para todo o Brasil, porém, a forma como o procedimento de renovação do documento vencido acontece pode mudar de um estado para outro. E quem define isso é o Detran, então a autoridade local deve ser consultada antes de qualquer atitude.

Passo a passo da Renovação Simplificada

Passo 1: Faça login no portal detran.sp.gov.br e acesse "Renovação Simplificada" em Serviços Online", no topo da página inicial.

Passo 2: confirme os dados em tela e escolha as datas e os horários dos exames médico e psicotécnico (esse último só é necessário se você for exercer atividade remunerada, como taxista, por exemplo).

Na capital, é possível escolher a macro e a microrregião também. O sistema agenda os médicos e informa todos os dados dos profissionais, tais como nome, endereço e telefone.

Passo 3: realize o exame médico e psicotécnico (se necessário). A taxa do exame médico é de R$ 96 e a taxa do Detran.SP, mais o custo de envio pelo correio, fica em R$ 107. As taxas do Detran.SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados e registradas pelo CPF do motorista.

Há um coletor de biometria em cada posto médico e a foto será a mesma da habilitação vencida.

Passo 4: para verificar a situação da solicitação, o motorista poderá consultar o serviço online “Acompanhamento do processo de renovação simplificada da CNH”.

Como baixar a Carteira Digital de Trânsito (CDT)?

Com a CNH renovada aprovada, o responsável deve baixar o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" na loja de aplicativos e realizar o cadastro com os dados solicitados.

Ao compensar o pagamento da CNH, a pessoa recebe um código digital por SMS ou pelo e-mail cadastrado, e então consegue ativar o documento pelo celular clicando na opção "Habilitação".

O Detran não informa o prazo de envio do documento impresso.

Fonte: AutoEsporte (19/03/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".