quinta-feira, 4 de março de 2021

INSS: Prova de vida vai voltar! Veja como INSS organizou calendário de obrigatoriedades



Procedimento pode ser feito presencialmente ou online.

Prova de vida pelo INSS volta a ser obrigatória para os brasileiros. Na última sexta-feira (26), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que estará retornando o bloqueio dos benefícios daqueles que não atualizarem seus cadastros anualmente. O procedimento tinha sido suspendido por causa da pandemia do novo coronavírus, mas já voltou a funcionar. Acompanhe.

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para que os aposentados e pensionistas permanecem recebendo seus salários. Basicamente ela consta na apresentação do cidadão em alguma instituição bancária com o documento de identificação pessoal em mãos.

Com a pandemia do novo coronavírus, a atividade tinha sido suspensa para evitar aglomerações e riscos de contágio, tendo em vista que os idosos são considerados grupo de risco da doença. No entanto, quase um ano depois da paralisação o serviço voltará a ser feito.

Como fazer a prova de vida

Atualmente é possível fazer a prova de vida de duas formas. A primeira, considerada a modalidade tradicional, implica na necessidade de o segurado ir até uma agencia bancária onde esteja vinculado e apresentar um documento oficial com foto.

Para os doentes e debilitados, o INSS permite ainda que seja enviado um portador legal. Nesse caso, o parente precisa estar devidamente registrado na plataforma do INSS como um responsável e apresentar no banco seu documento e o documento do segurado.

A outra forma de realização da prova de vida é a digital. Ainda em projeto piloto, o procedimento vem sendo realizado através do aplicativo Meu INSS, por meio da leitura facial. Por ser ainda um teste, o INSS vem enviando sms convocando grupos específicos para fazer a atualização online.

A previsão é de que a digitalização pilota seja encerrada em breve e a partir de maio todos os segurados consigam ter acesso.

Calendário da prova de vida pelo INSS

Para quem estava com o benefício já vencido, o órgão criou um cronograma estendendo o tempo de renovação. O segurado sem a atualização desde antes de a chegada da pandemia já teve o benefício cancelado. Porém aqueles que a partir de março e abril de 2020 não puderam mais fazer o procedimento devem seguir as datas abaixo:

Mês em que a prova de vida venceuNovo prazo para a prova de vida
mar e abr/2020mai/21
mai e jun/2020jun/21
jul e ago/2020jul/21
set e out/2020ago/21
nov e dez/2020set/21
jan e fev/2021out/21
mar e abr/2021nov/21

Risco de cancelamento

É importante ressaltar que quem ficar de fora do cadastro terá o benefício cancelado. De acordo com o INSS, milhares de segurados entraram no pente fino e tiveram o pagamento suspendo devido a falta de atualização dos documentos.

Uma vez suspenso, o cidadão deve entrar com uma solicitação administrativa no INSS para ter o benefício novamente analisado e assim verificar se é possível ou não fazer uma nova concessão. O órgão solicita que todos fiquem atentos das datas acima para evitar entraves.

Bancos em contato

Para evitar o esquecimento as instituições bancárias estão atuando em parceria com o INSS. Os agentes vêm ligando para os segurados solicitando que eles compareçam até as agencias para fazer suas atualizações.

Com a pandemia ainda em circulação, o grupo passa a ter horário prioritário. Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias, como a utilização obrigatória de mascaras, distanciamento social e álcool em gel a disposição.

É importante ressaltar que no caso do atendimento nos bancos não é preciso fazer agendamento prévio para ser atendido.

Demais informes do INSS

O órgão vem ainda trabalhando, ao longo das próximas semanas, para finalizar o cadastramento daqueles que estão realizando a prova de vida online. A ideia é de que todos os segurados logados no Meu INSS passem a ter acesso ao serviço online.

Para quem reside fora do Brasil, mas vem recebendo salários da previdência, a chamada digital também ficará disponível em breve. O grupo ainda tem o direito de enviar um titular como responsável legal para finalizar o serviço.

Fonte: FDR, Colaboração: Houw Ho Ling (01/03/2021)

2 comentários:

  1. ALGUEM TEM INFORMAÇÃO DO QUE SIGNIFICA: Mês em que a prova de vida venceu?
    Será a data de aniversário do aposentado? O INSS deveria ser mais claro nessa informação.

    ResponderExcluir
  2. No app ou site do BB pode-se obter essa info: menu -> serviços -> INSS -> Prova de Vida. Nos outros banco deve ser similar. Abraços, Tavares.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".