segunda-feira, 8 de março de 2021

TIC: Conheça o novo super wi-fi que a Anatel acaba de aprovar com uso da frequência 6 GHz



Antes de deliberar sobre o edital do 5G, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) tomou outra decisão importante relacionada com acesso à internet. 

A entidade definiu que a frequência de 6 GHz seria usada exclusivamente para o wi-fi 6E (Extended, ou "estendido", em tradução livre), a última evolução da tecnologia de rede local sem fio, contrariando operadoras, que gostariam de usar esta "avenida" no céu para internet móvel.  

A agência brasileira seguiu o exemplo de outros mercados, como o norte-americano, que separou essa frequência de 6 GHz para a nova tecnologia do wi-fi.  

O wi-fi 6E permite o desenvolvimento de roteadores mais eficientes, que oferecem sinal de wi-fi mais rápido e estável para consumidores domésticos e empresariais. O novo sistema permitirá a expansão dos recursos de realidade virtual e realidade aumentada nos computadores e smartphones.  

Detalhando o wi-fi 6E 

Antes de explicar o wi-fi 6E, vale falarmos um pouco da tecnologia em si.  

Boa parte dos roteadores funciona com wi-fi 4 (802.11n) ou wi-fi 5 (802.11ac). Neles, a velocidade máxima atingida é de 300 Mbps (megabits por segundo) e 1 Gbps (gigabit por segundo), respectivamente. É comum que esses modelos sejam dual-band, ou seja, funcionem em duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz. Por essa razão, várias pessoas têm duas redes móveis wi-fi em casa — quando uma está ruim, se usa a outra. 

Nos últimos anos têm aparecido mais aparelhos com wi-fi 6 (802.ax). Neles, a velocidade máxima é de até 4 Gbps (gigabits por segundo) e também funcionam nas mesmas frequências do wi-fi 5: 2,4 GHz e 5 GHz. Além da velocidade, roteadores wi-fi 6 suportam mais dispositivos conectados simultaneamente e têm menos latência (tempo de resposta menor entre um comando e sua execução).  

O wi-fi 6E, por sua vez, começou a ganhar os primeiros produtos compatíveis no início deste ano. Neles, a velocidade chega a 10 Gbps, mas operam com três: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz — esta última está praticamente descongestionada, dado que a maioria dos produtos funciona nas duas primeiras frequências.  

Esta tecnologia é praticamente o "5G do wi-fi", pois ele tem compatibilidade maior com internet das coisas. Então, poderá ser usado para a comunicação entre máquinas de modo que elas não gastem muita bateria e em alta velocidade. Diferente do seu smartphone, nem sempre itens de casa conectados contam com baterias robustas, então esta operação de conexão entre eles precisa ser bem econômica.  

Na indústria, dispositivos Wi-Fi 6E poderão ser usados em manutenção remota e facilitar aplicações de realidade virtual e realidade aumentada.  

Porém, ainda não há muitos aparelhos compatíveis com a tecnologia 6E. Talvez, o mais conhecido seja o Galaxy S21 Ultra, apresentado no início deste ano. Nos EUA, já foram anunciados roteadores compatíveis das marcas Linksys, Asus, Netgear e TP-Link.

Fonte: Tilt (06/03/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".