terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Comportamento: Por que os homens passam a ter mais pelos na orelha, sobrancelha e nariz depois dos 50 anos? E como tirá-los

 


Além de fatores genéticos, os pequenos bulbos capilares nessas áreas tornam-se sensíveis ao efeito lento da testosterona

Eu sou um homem na faixa dos 50 anos e notei cabelos brotando em lugares estranhos no meu corpo, como na parte interna das orelhas e do nariz. Isso é normal? Por que isso acontece? Como posso me livrar dele?

Os cabelos tendem a nascer gradualmente. Talvez você veja alguns fios de cabelo compridos saindo de suas narinas. Ou talvez seu barbeiro pergunte se você gostaria que de tirar os fios que cresceram na orelha.

Alguns homens, com o passar da idade, costumam ter crescimento de pelos nas orelhas e no nariz, outros ficam calvos ou carecas, mas porque isso acontece? Uma resposta simples são as variações do nível de testosterona, além dos fatores genéticos. Contudo, isso não quer dizer que os pelos não possam ser retirados, há muitas formas de lidar com eles.

O que influencia no aparecimento dos pelos?

Os hormônios são grandes influenciadores de quando e onde os pelos aparecem no corpo, assim como da textura, curvatura e o quanto eles irão crescer. Durante a puberdade, os hormônios sexuais andrógenos, mais abundante nos homens do que nas mulheres, e a testosterona ajudam no aparecimento de pelos na face, no peito, axila e área pubiana.

Quando os homens entram na faixa dos 40, 50 até 60 anos, os efeitos da testosterona no crescimento dos pelos se inova e pode ser desconcertante.

— A testosterona prepara ou altera o bulbo capilar em áreas suscetíveis — explica Bradley Anawalt, endocrinologista e professor de medicina na University of Washington School of Medicine.

Partes do corpo que você sequer imaginava têm folículos capilares, como o topo do nariz ou a orelha. Com o passar do tempo, elas se tornam sensíveis à testosterona, produzida durante anos, e isso provoca crescimento de pelos nessas áreas.

Esses novos e "errantes" pelos — refletem os efeitos lentos da testosterona durante a vida nesses bulbos capilares. Algumas mudanças levam anos para acontecer — completa Anawalt.

A genética também tem um grande peso nesse processo.

— Há diferenças genéticas de resposta à testosterona, o que explica porque algumas pessoas têm barba espessa e completa, enquanto outras não — explica Anawalt. Em outras palavras, se você tem ascendência na família de homens com barba cheia e pelos longos no nariz, existe uma boa chance de você herdar essas mesmas características.

Paradoxalmente, a testosterona pode ter efeito oposto no couro cabelo se você é geneticamente predisposto a ser calvo ou careca. Nesses casos, o hormônio inibe o crescimento de cabelos na cabeça, causando queda de fios e sua troca por outros pequenos, finos e praticamente imperceptíveis.

Outra curiosidade: a testosterona parece também ter efeito no comprimento das sobrancelhas. A razão para as sobrancelhas se tornarem cheias ou ralas com o passar do tempo não é totalmente claro, mas acredita-se que as variações hormônios consequência da idade sejam uma boa aposta, segundo Anawalt.

Não existe consenso entre cientistas sobre a conexão evolutiva entre idade e pelos nos homens, afirma Steven Daveluy, professor de dermatologia na Wayne State University, em Detroit. Uma hipótese, de acordo com ele, é que a calvície ou pelo nas orelhas pode ter ligação com altas taxas de testosterona e virilidade, fazendo com que homens com essas características pareçam ser companheiros mais "viáveis". Qualquer que seja o possível benefício, os pelos compridos do nariz não parecem servir ao mesmo propósito atualmente.

Como remover os pelos indesejados?

Para muitos homens, o aparecimento repentino de pelos no corpo pode ser irrelevante, para outros, pode gerar bastante incomodo. O importante é que existem muitas opções para retirá-los.

Remoção a laser

O laser pode gerar resultados duradouros com poucas ou muitas sessões, mas tem desempenho melhor nos pelos escuros porque estes são melhores capturados pela luz do equipamento. Se os seus forem brancos ou grisalhos, o laser pode não ser suficiente, explica Daveluy.

A luz do laser é absorvida na forma de calor pelo pigmento do cabelo, que danifica o folículo, impedindo o crescimento do cabelo. Quanto mais sessões você fizer, maiores serão suas chances de interromper o crescimento do cabelo permanentemente. Uma desvantagem: pode ser doloroso ou desconfortável.

Eletrólise

De acordo com Daveluy, se você tem cabelos claros, pode considerar a eletrólise. Durante este procedimento, uma pequena agulha é inserida em cada folículo piloso, onde emite uma corrente elétrica que destrói o folículo e o impede de crescer. Como o tratamento a laser, a eletrólise pode ser dolorosa e precisa ser feita em várias sessões, principalmente se você espera resultados permanentes. Também funciona em cabelos escuros.

A Academia Americana de Dermatologia recomenda procurar um dermatologista certificado para depilação a laser e um dermatologista certificado ou um eletrologista certificado para eletrólise. Esteja ciente também de que ambos os tratamentos podem causar irritação e descoloração permanente da pele.

Estratégias não permanentes

As soluções de curto prazo para depilação incluem depilação com cera, barbear, cortar, arrancar e usar cremes depilatórios.

— Apenas certifique-se de seguir as instruções dos cremes, porque se você deixá-los por muito tempo, eles podem danificar a pele — afirma Daveluy. Ele também observou que arrancar e depilar com cera pode ser doloroso e causar irritação na pele. Portanto, converse com seu dermatologista se tiver problemas.

Fonte: O Globo (17/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".