sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Idosos: Como prevenir a perda de memória quando se envelhece?



Afinal, videogames podem ajudar na prevenção da perda de memória? Será que palavras cruzadas são melhores do que games? Confira mais.

Conforme vamos envelhecendo, podemos notar que algumas coisas ficam mais difíceis de se lembrar. Mas será que existe algum método para prevenir essa perda de memória acarretada pela idade? Um estudo recente foi feito e publicado na revista científica NEJM Evidence, buscando encontrar respostas para essa questão.

O estudo analisou 107 pessoas que possuem mais de 70 anos de idade e alguma dificuldade cognitiva. Os analisados passaram por treinos, em que alguns jogavam jogos cognitivos e outros realizavam palavras cruzadas. E o estudo chegou à conclusão de que as palavras cruzadas auxiliaram mais na perda de memória do que os games.

O acompanhamento dos participantes ocorreu por 12 semanas, e depois a análise permaneceu por mais 78 semanas, com sessões realizadas em casa, de modo a buscar reforçar o estímulo cognitivo proporcionado pelas atividades. Dessa maneira, restou verificado que os participantes que fizeram palavras cruzadas tiveram melhores resultados do que os que tiveram que jogar.

Os resultados analisados foram um teste cognitivo, chamado de ADAS-Cog, feito nas semanas 12 e 78. Também foram feitas perguntas diárias para os participantes, o chamado FAQ, que se mostrou mais útil para os participantes em estágios mais avançados de doença, mesmo que os métodos fossem iguais nos primeiros estágios.

Mais um ponto positivo das cruzadas foi que elas motivaram menor encolhimento do cérebro dos participantes, que foi medido por ressonância magnética e analisado novamente depois das 78 semanas.

Entretanto, é importante também ressaltar que alguns tipos de jogos podem treinar a mente para outras situações, como foco, visão, habilidades espaciais, reflexos e também a memória de trabalho. Assim, não é como se o videogame fosse um vilão, já que, quando utilizado de maneira moderada e controlada, pode trazer diversos benefícios para o dia a dia.

Por fim, resta a recomendação de que, caso você queira manter sua memória e suas funções cognitivas saudáveis por mais tempo conforme for se aproximando da velhice, faça palavras cruzadas.

Fonte: Escola Educação (20/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".