Carteira de pedidos firmes soma 2.770 unidades
Controlada pela Embraer e listada na NYSE, companhia fecha acordo com a FlyBis, de Caxias do Sul, que encomenda 40 eVTOLs.
Uma das companhias no radar de investidores em 2023, a Eve (EVEX), companhia de aeronaves elétricas controlada pela Embraer (EMBR3), fechou um acordo de venda de 40 eVTOLs (veículo voador elétrico) com a startup de mobilidade aérea FlyBis, sediada na cidade gaúcha de Caxias do Sul.
Com o novo acordo, o backlog (carteira de pedidos firmes) da Eve atinge 2.770 unidades, envolvendo mais de 20 empresas do setor. A previsão da Eve é iniciar as operações comerciais no fim de 2025, após obter a certificação das aeronaves.
Uma carta de intenção de compra foi assinada entre as duas empresas, informou comunicado publicado nesta manhã pela Eve, cujas ações são negociada na Bolsa de Nova York. O acordo prevê a colaboração da FlyBis no desenvolvimento das operações de eVTOLs no Brasil e na América do Sul.
“Esta nova colaboração com a FlyBIS nos permitirá expandir o futuro da mobilidade área na região sul do Brasil e em outros países da América do Sul”, disse Andre Stein, co-CEO da Eve, na nota.
O executivo acrescentou que a região tem várias áreas de intenso fluxo de turistas que podem se beneficiar das operações com os chamados “carros voadores”.
Segundo a Eve, após iniciar as operações na região Sul do Brasil, a FlyBIS planeja expandir sua atuação em países vizinhos. A startup do Rio Grande do Sul é apoiada pela Brave Aviation, cuja atual frota inclui jatos Embraer Phenom 100 e outras aeronaves.
Tramitação
O pedido de certificação da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL, do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing) EVE-100 começou a tramitar na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em fevereiro deste ano.
Foi a primeira solicitação recebida e validada pela agência reguladora para obtenção de certificado de tipo para aeronave com característica de pouso e decolagem vertical.
A validação do pedido pela Anac marcou o início do processo de certificação de tipo, a primeira de uma série de etapas para a verificação dos requisitos de segurança da aeronave, incluindo testes e avaliações de todos os aspectos técnicos relevantes para garantir a segurança.
Em estágio inicial de desenvolvimento, o EVE-100 foi projetado para transportar quatro passageiros com um piloto a bordo. O eVTOL possui oito rotores (parte giratória) responsáveis pelo pouso e decolagem verticais e dois rotores responsáveis pelo deslocamento horizontal. A aeronave tem motor e funcionamento totalmente elétrico, com baixo ruído e zero emissões de carbono, segundo a Eve.
A Eve realizou em novembro de 2021 o primeiro voo simulado no Brasil, conectando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
A Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York desde maio deste ano, acumulando desvalorização de 25% neste ano, com um valor de mercado de cerca de US$ 2 bilhões.
Fonte: Bloomberg (08/12/2022)
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