quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

TIC: 7 fatos de tecnologia que marcaram 2022



Relembre algumas tecnologias que marcaram o ano de 2022; dentre elas estão os NFTs, o metaverso e entrega a domicílio por drone

O ano de 2022 teve diversas tecnologias que ganharam visibilidade e popularidade, grandes empresas de segmentos variados também aderiram à inovações como o metaverso, NFTs e cibersegurança. Além disso, empresas de tecnologia não estão medindo esforços para que as criações evoluam e sejam disponibilizadas de forma democrática para todos os públicos. Relembre sete tecnologias que marcaram o ano de 2022.

Realidade aumentada, realidade virtual e metaverso

Durante 2022, realidade aumentada, realidade virtual e o metaverso proporcionaram experiências virtuais e interativas com óculos de realidade aumentada dentro de jogos, desfiles de moda e até mesmo a criação de avatares influenciadores digitais, tanto reais, inspirados em pessoas famosas, até influenciadores fictícios que foram criados para essa e outras dinâmicas dentro do mundo virtual que foi amplamente adotado por empresas. A previsão é que esse ambiente cresça cada vez mais.

Blockchain e NFTs

O blockchain e as NFTs foram um dos termos mais procurados no Google no ano de 2022. A tecnologia blockchain facilita o processo de registro de transações e de controle de ativos que pode ser tangível ou intangível, o que envolve as NFTs (token não fungível), que são representações de algo único e que não são mutuamente intercambiáveis. Algumas marcas e festivais como Rock in Rio, Coachella, Super Bowl, Adidas, Dolce & Gabanna e MAC adotaram as NFTs em estratégias de divulgação.

Tecnologias para cidades inteligentes

As cidades inteligentes estão cada vez mais próximas das capitais urbanas, mas para que isso aconteça é necessário uma colaboração entre poder público e privado. Essa iniciativa  está sendo desenvolvida pela Aya Earth Partners, hub global com foco em ações e soluções que aceleram a transição net zero, impulsionam a economia nature-positive e fomentam a justiça climática.

No code e low code

As plataformas de desenvolvimento no code permitem que programadores e pessoas que têm interesse por programação criem softwares de aplicativo utilizando interfaces gráficas e configurações em vez da programação de computador tradicional. Já o low-code é uma plataforma de desenvolvimento de códigos baixos, normalmente utilizados para criar software de aplicativos através de uma interface gráfica de usuários.

As duas tecnologias ganharam adesão em todo o mundo, devido ao amplo conhecimento em codificação e de acordo com uma pesquisa da Mendix, a maioria das organizações esperam usar Low-code mais do que a codificação tradicional até o ano de 2024.

Cibersegurança

Grandes empresas que prezam pela segurança de seus serviços implantaram novos recursos para reforçar a segurança cibernética, essa prática não é recente, mas no ano de 2022 ganhou bastante força para evitar que vazamento de dados, desvio de recursos financeiros e ataques por ransonwares a sistemas públicos e privados aconteçam.

Carro que muda de cor

A BMW, durante o evento CES 2022, lançou um novo modelo do BMW iX Flow que possui uma tecnologia capaz de mudar a cor do carro de acordo com a temperatura. O modelo BMW iX Flow é preto e varia os tons dentro da escala cinza, essa mudança é capaz por conta do revestimento eletrônico de 12 volts, um revestimento flexível. 

Entrega a domicílio por drone

Este ano o iFood realizou testes na cidade de Sergipe com entregas feitas por drones, o que foi possível após liberação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas os testes já eram realizados desde de 2020. Essa nova possibilidade revela um novo caminho para o desenvolvimento do ecossistema de aeronaves não tripuladas no Brasil e contribui para a definição de regras e protocolos de segurança. Outras empresas que também estão testando o recurso são B2W, Rappi, Mc Donald’s e Madero.

Fonte: Forbes (26/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".