quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Fundos de Pensão: Rombo dos fundos de pensão em 2021, especialmente de estatais, será discutido em grupo de trabalho



Trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas ligados a fundos de pensão poderão ter de pagar, a partir de 2023, valores extras para cobrir o déficit das conta em 2021. As entidades de previdência fechada conseguiram deixar as discussões sobre o assunto para o primeiro semestre de 2023.

No dia 14 de dezembro, o CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) aprovou a criação de um grupo de trabalho para definir como será a operacionalização do pagamento desses déficits. Os conselheiros terão 90 dias para indicar titulares e suplentes nesses grupos de discussão.

Em 2022, a entidades de previdência fechada tentaram adiar a compensação do déficit, mas o CNPC aprovou que fossem postergados apenas os prejuízos gerados por investimento em títulos públicos.

A Abrapp (associação das entidades) estima que 75,8% dos investimentos feitos pelos administradores de planos estejam em renda fixa, dos quais menos de 20% são títulos públicos. A entidade calcula que pelo menos 136 planos precisem de equacionamento para cobrir R$ 20,4 bilhões de rombo referentes a 2021.

Desde 2018, as entidades de previdência complementar são obrigadas a criar planos de equacionamento no ano seguinte ao exercício em que houve déficit. Em 2021, as oscilações das Bolsas e dos juros contribuiriam para os resultados ruins.

Fonte: Yahoo Finanças (25/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".