quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

TIC: Para o CPQD a biometria de voz já é uma realidade

 


Saiba tudo sobre essa ferramenta que traz segurança superior para prevenir e detectar fraudes

Você sabia que a voz é uma das características mais exclusivas que cada ser humano possui? Graças a uma combinação de fatores, como anatomia individual e relação com o ambiente externo, nem mesmo gêmeos idênticos têm a mesma voz. Exatamente por isso, o uso da impressão vocal como ferramenta de segurança e autenticação vem ganhando tanta força.

De olho nessa tecnologia, o CPQD desenvolveu uma solução com altíssimo nível de segurança que permite confirmar uma identidade por meio das características da voz de forma muito eficiente: no mínimo quatro vezes mais rapidamente do que por uma confirmação tradicional.

E aqui, entra mais uma vantagem. A Biometria de Voz do CPQD substitui a autenticação via senha, verificação em etapas, token e outros processos morosos que muitas vezes nos fazem abandonar um onboarding ou até uma transação no meio do caminho por conta de fricções. O produto atua nessa dor antiga do usuário, gerando uma sensível melhora na experiência do cliente. É o que explica Sirlene Aveiro, diretora de Marketing e Vendas do CPQD:

“Temos uma preocupação muito grande em relação à jornada do usuário. Grande parte dos mecanismos de proteção usados para aumentar a segurança e dificultar o acesso do hacker também gera um enorme atrito na experiência do usuário. Nesses casos, é ele quem paga a conta no final”.

Ou seja, com a Biometria de Voz, o usuário ganha uma combinação de conveniência, facilidade e proteção. E se ainda resta alguma dúvida sobre a segurança em relação a ações fraudulentas, Sirlene exemplifica:

“A capacidade de se hackear um print de voz com essa tecnologia é absurdamente menor do que a probabilidade de um hacker conseguir acesso por meio de associações para descobrir senhas, por exemplo. O template biométrico é único e intransferível, ou seja, somente o próprio usuário consegue usá-lo”.

A solução do CPQD funciona da seguinte maneira: a partir da captura de algumas falas é gerado o template biométrico, que é uma representação gráfica e exclusiva da voz do cliente. A partir disso, a ferramenta é capaz de reconhecê-lo de forma muito eficaz em tempo real, mesmo que haja ruído no ambiente ou que ele esteja resfriado, por exemplo.

Entretanto, para garantir ainda mais proteção, a pessoa pode cadastrar uma senha falada, que pode ser uma frase curta de menos de 3 segundos. A ferramenta cruza as informações, detectando se é o próprio usuário (reconhecimento do locutor/biometria) e a frase de segurança dele (reconhecimento de fala ou speech-to-text). Desse modo, um cibercriminoso não consegue usar um recorte extraído de uma mensagem com a voz de alguém, por exemplo.

Os resultados do uso da solução atingem acurácia acima de 90% de certeza na autenticação. E é possível garantir ainda mais proteção atrelando outras formas de autenticação à Biometria de Voz.

A solução tem sido muito bem-vista e vem ganhando a confiança dos usuários. O Relatório Global de Identidade e Fraude 2022, da Experian, mostra que, pelo segundo ano consecutivo na pesquisa, as senhas deixaram de ser consideradas pelos entrevistados como as mais seguras e as biometrias estão ocupando os primeiros lugares da lista.

Conheça essa e outras soluções!

O CPQD é uma organização com atuação de mais de 46 anos no mercado provendo soluções de softwares e serviços com foco em inovação em tecnologias da informação e comunicação. Para saber mais acesse o site www.cpqd.com.br.

Fonte: Projeto Draft (12/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".